ESPORTES
Novo decreto da Paraíba limita presença de público nos estádios e exige esquema vacinal completo
Novo decreto estadual, que entrou em vigor nesta terça-feira, reduz a presença de público a 50% da capacidade da praça esportiva, com limitação máxima de cinco mil pessoas por partida.
Publicado em 01/02/2022 às 11:04
Às 0h desta terça-feira entrou em vigor em todo o estado da Paraíba mais uma edição do decreto estadual de combate à pandemia da Covid-19 com uma série de medidas voltadas para evitar a proliferação e contágio pelo novo coronavírus nos mais variados setores da sociedade. No esporte, as grandes mudanças ficaram por conta da limitação de público em estádios e ginásios a 50% da capacidade total, com presença máxima de cinco mil pessoas por evento, e a obrigação do comprovação do ciclo vacinal completo. No entanto, não será exigida a apresentação de testes recentes com resultado negativo.
Torcedores e desportistas paraibanos puderam observar pelo menos duas grandes mudanças em relação à edição anterior do decreto estadual, que teve vigência do dia 3 até o dia 31 de janeiro. Na ocasião, as autoridades sanitárias e epidemiológicas permitiam a presença de 80% de público em estádios e ginásios regidos pelo executivo estadual, assim como era obrigatório a apresentação de comprovante de vacinação que mostrasse que o cidadão havia recebido as duas doses da vacina contra o novo coronavírus, ou pelo menos uma dose de algum imunizante há menos de 14 dias.
No decreto atualmente em vigor, além da redução de 80 para 50% na capacidade de público permitida nas praças esportivas, foi estipulado também um limite máximo de até cinco mil pessoas em eventos esportivos, independentemente se essa quantidade é inferior aos 50% da capacidade total do local. Ou seja, se tirarmos como exemplo a capacidade total dos estádios Amigão e Almeidão, que é de cerca de 20 mil pessoas, onde metade do número total de presentes giraria em torno de 10 mil em todos os setores do local, apenas o teto de cinco mil pessoas está autorizado a se fazer presente, de acordo com o documento.
Comentários