ESPORTES
Para entrar no clima
Fifa sorteia neste sábado (1) os grupos da Copa das Confederações; Brasil já sabe que terá a Itália como adversária na primeira fase.
Publicado em 01/12/2012 às 6:00
O Brasil começa a respirar hoje o clima de Copa do Mundo. Ou pelo menos da Copa das Confederações, o evento-teste da Fifa, que acontece em julho do ano que vem. Hoje, serão conhecidos os grupos da competição, que reúne a atual campeã do mundo, Espanha, o Brasil, país-sede, e mais seis campeões continentais, que serão sorteados neste sábado, a partir das 10h30, no centro de convenções do Anhembi, em São Paulo.
O evento será dirigido pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e terá também a apresentação da bola oficial da competição, que será conduzida pelo duas vezes campeão mundial Cafu.
Além disso, estarão no sorteio seis dos oito treinadores das seleções participantes: Óscar Washington Tabárez (Uruguai), Cesare Prandelli (Itália), Vicente Del Bosque (Espanha), Eddy Etaeta (Taiti), José Manuel de la Torre (México), Alberto Zaccheroni (Japão) e Luiz Felipe Scolari, o novo técnico do Brasil.
CABEÇAS-DE-CHAVE
Anfitrião, o Brasil já sabe que encabeçará o Grupo A, no qual também estará a Itália, vice-campeã da Eurocopa. Já a Espanha, como atual campeã do mundo e da Europa, estará no Grupo B, que também terá o Uruguai, campeão da Copa América. A Fifa anunciou querer evitar cruzamentos de seleções do mesmo continente na primeira fase.
O restante dos campeões continentais entrará em uma urna para decidir suas respectivas posições nestes dois grupos: México, Japão, Taiti e o representante africano, que só será conhecido no próximo dia 10 de fevereiro, com o término da Copa Africana de Nações.
Também já foram divulgadas as datas, horários e cidades onde as 16 partidas serão disputadas: Brasília - sede do abertura -, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Rio de Janeiro, que receberá a final.
Comentários