ESPORTES
Paraibano 2026: Almeidão e Amigão vão ter reconhecimento facial; entenda
Praças esportivas com capacidade de público superior a 20 mil vão contar com modelo de entrada. Paraibano 2026 vai começar no dia 17 de janeiro.
Publicado em 09/12/2025 às 14:49
O Campeonato Paraibano 2026 vai contar com reconhecimento facial em dois estádios. São os casos do Almeidão, em João Pessoa, e do Amigão, em Campina Grande. E o Jornal da Paraíba te explica como a tecnologia vai funcionar.
+ Confira quais estádios estão liberados para o Paraibano 2026

Em 14 de junho de 2023, a lei geral do esporte entrou em vigor. A norma afirma que estádios com capacidade acima de 20 mil pessoas devem contar com reconhecimento facial.
Essa lei em questão deu um prazo de dois anos para que a tecnologia pudesse ser implementada. Na Paraíba, em 2025, tanto o Estádio Almeidão, em João Pessoa, quanto o Amigão, em Campina Grande, tiveram a implementação da medida. Contudo, ainda de forma experimental.
+ Botafogo-PB x Brusque marcou estreia do reconhecimento facial no Almeidão
+ Treze x Sousa marou estreia de reconhecimento facial no Amigão

Além disso, no dia 24 de novembro, foi decretada uma lei na Paraíba que determina que estádios ou estabelecimentos de espetáculos devem contar com o reconhecimento biométrico. A medida nasce de uma busca para detectar pessoas com restrição judicial ou administrativa.
+ Lei decreta implementação de reconhecimento biométrico em estádios na Paraíba
Em entrevista, o coordenador do Núcleo do Desporto e da Defesa do Torcedor (Nudetor), José Leonardo Pinto, explicou como a implementação da tecnologia vai funcionar no Paraibano 2026.
"A Federação Paraibana de Futebol e os clubes estão de acordo com essa medida. Tanto que estão em vias de implementar esse sistema. No início do Campeonato Paraibano, no dia 17 de janeiro, devemos ter o reconhecimento facial como meio de acesso aos estádios. Obviamente que, nas primeiras rodadas, vai ficar um sistema híbrido, para a transição. Mas, a partir da 4ª rodada, o acesso vai ser exclusivo pelo sistema de reconhecimento facial e biométrico", explicou o coordenador do Núcleo do Desporto e da Defesa do Torcedor (Nudetor).

O campeonato estadual também deve contar com outras medidas de segurança na próxima edição. José Leonardo Pinto comentou quais são.
"Vai haver também uma central de monitoramento. Além das câmeras nas entradas dos estádios, vão ter câmeras no período externo dos estádios. A Polícia Militar e a Polícia Civil vão ficar atento para termos um espaço de jogo mais seguro, não só internamente, mas externamente também", disse José Leonardo Pinto.

O Campeonato Paraibano 2026 está marcado para começar no dia 17 de janeiro. No entanto, o jogo de abertura, assim como data, horário e local ainda vão ser definidos pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB).
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba

Comentários