icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Paraibano é campeão brasileiro infanto-juvenil de Karatê

João Mateus, de 13 anos, treina em um campo de futebol por falta de local apropriado. Garoto viajou com ajuda de comerciantes e pessoas que se sensibilizaram com história dele.

Publicado em 19/11/2008 às 9:09

Da Redação
Com informações da assessoria


O atleta pessoense João Mateus, de 13 anos, conquistou o campeonato brasileiro de Karatê na categoria infanto-juvenil. A competição aconteceu durante o último fim de semana na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. João Mateus competiu com atletas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Das cinco lutas das quais participou, em quatro o paraibano venceu por ippon.

Mas para chegar a esse resultado o atleta enfrentou muitas dificuldades. Segundo o pai de João Mateus, professor Inaldo Júnior, além de treinar em um campo de futebol por falta de local apropriado, João Mateus não tem nenhum patrocínio. A viagem para Santa Catarina foi realizada através de doações feitas por comerciantes e pessoas que se sensibilizaram com a história do atleta.

“Nós conseguimos arrecadar R$ 5 mil em doações, sem nenhum centavo do Estado nem da Prefeitura. Para se ter uma idéia, 700 pessoas fizeram doações de R$ 1,00. O restante do dinheiro veio de comerciantes”, disse Inaldo.

O pai de João Mateus lembra que durante os anos de treinamento do filho já vendeu quase todos os móveis de casa para custear o treinamento e as viagens para os campeonatos. “Se não fosse a ajuda da população, jamais meu filho teria conquistado esse campeonato. Eu não tenho mais o que vender. O único bem que tenho agora é um campeão paraibano e brasileiro que continua precisando de patrocínio”, enfatizou.

O paraibano continua treinando duas horas e meia por dia, no campo de futebol na comunidade Doce Mãe de Deus, no bairro do Geisel, com ajuda do técnico José Marcelo, que realiza trabalho voluntário. Na condição de atleta da Seleção Brasileira de Karatê, João Mateus de 1,80m e 85 kg, já tem 17 competições pela frente, entre elas os campeonatos mundial, sul americano e o pan-americano.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp