ESPORTES
Paraibanos nos games: relembre atletas do estado personagens em jogos de esporte
No embalo da entrada de Luana Pinheiro em EA Sports UFC 5, relembre outros esportistas da Paraíba nos videogames.
Publicado em 02/06/2024 às 9:30
A Paraíba voltou a figurar um jogo de videogame na última atualização do EA Sports UFC 5, disponível para Playstation 5 e Xbox Series X/S. Luana Pinheiro, que luta no peso-palha, agora faz parte do game.
E nos embalos da conterrênea, o Jornal da Paraíba relembra outros esportistas que fazem ou fizeram parte da indústria dos games graças aos seus talentos. A lista conta com jogadores de futebol, vôlei e, é claro, outros lutadores.
Paraibanos nos games de esporte: do futebol ao vôlei de praia
Futebol
Arthur Cabral (EA Sports FC)
Atacante de Campina Grande, Arthur Cabral já vestiu camisas pesadas do futebol, como a do seu atual time, o Benfica. Ele está representado no jogo de futebol mais recente da EA Sports, o EA Sports FC 2024.
Otávio (EA Sports FC/PES)
Atualmente no Al-Nassr, da Arábia Saudita, Otávio é presença garantida em EA Sports FC. Ao lado de Cristiano Ronaldo, o paraibano de João Pessoa também já foi destaque no PES, atualmente intitulado de EFootball. Foi na época de Porto, clube que defendeu, que o meia naturalizado português fez sucesso no país europeu.
Hulk (FIFA)
Craque do Atlético-MG, Hulk se fez presente em várias edições do antigo FIFA, atual EA Sports FC. Ele chegou a aparecer no jogo com as camisas de Porto, Zenit e Shanghai SIPG. Além delas, o paraibano também figurou o game da Copa do Mundo de 2014 com a camisa da Amarelinha. Haja nostalgia!
Matheus Cunha (FIFA)
Atacante do Wolverhampton, Matheus Cunha já figura o game da EA Sports há um tempo. Afinal de contas, na Europa, o jogador já atuou por Sion, RB Leipzig, Hertha Berlin e Atlético de Madrid.
Tiqunho Soares (PES)
Dono da camisa 9 do Botafogo, Tiquinho Soares era o artilheiro do Porto quando foi representado no game PES. Inclusive, posteriormente, chegou a vestir a camisa do Tianijin Teda em outra edição do jogo.
Santos (PES)
Goleiro titular do Flamengo na campanha do tricampeonato da Libertadores, Santos teve rosto personalizado em uma edição de PES, hoje EFootball. O goleirão hoje atua no Fortaleza.
Douglas Santos (FIFA)
Por conta da Guerra na Ucrânia, os times russos foram retirados do game de futebol da EA Sports. Mas, quando a bola ainda rolava nos gramados virtuais, o Zenit já contava com o paraibano Douglas Santos. O lateral-esquerdo, inclusive, foi pentacampeão nacional na Rússia.
Thaciano (PES)
Destaque do Bahia, Thaciano esteve presente no PES com a camisa do Grêmio, onde também foi bem. O paraibano, por sinal, gosta de atuar por tricolores.
Aderlan (PES)
Hoje vestindo a camisa do Santos na Série B, Aderlan chamou atenção nacional com a camisa do Bragantino. E foi com ela que ele apareceu pela primeira vez no game PES.
Rafael Thyere (PES)
Capitão do Sport, Rafael Thyere foi campeão da Libertadores com a camisa do Grêmio. Foi mais um paraibano a vestir a camisa do Imortal.
Márcio Azevedo (PES)
Lateral-esquerdo de destaque pelo Athletico-PR, Marcio Azevedo jogou muitos anos no exterior antes de retornar ao Furacão e se tornar campeão da Conmebol Sul-Americana.
Victor Ferraz (PES)
Jogando no meio de campo no Tacuary, do Paraguai, Victor Ferraz fez sucesso na lateral direita do Santos. Foram vários anos sendo o homem de confiança do Peixe, sendo capitão do time. E é claro que foi presença constante no PES.
Marcelinho Paraíba (Bomba Patch)
Reboot de maior sucesso do Winning Eleven/PES/EFootball, o Bomba Patch é uma febre no Brasil até hoje. E é claro que o game mais atualizado do planeta já contou com vários paraibanos, como Marcelinho Paraíba, por exemplo.
Mazinho (International Superstar Soccer)
Clássico game de futebol do Super NIntendo, o International Superstar Soccer contava com as seleções do ano de 1994. No entanto, como não havia o licenciamento dos atletas, os nomes eram genéricos. Inclusive, em 2019, a Konami, desenvolvedora do game, confirmou que o lendário Allejo era inspirado no atacante Bebeto. Mas o nosso representante do tetra era outro, Mazinho, paraibano de Santa Rita. No jogo, o nome genérico do polivalente meia era Beranco.
MMA
Luana Pinheiro (EA Sports UFC)
No peso-palha do UFC, Luana Pinheiro é a mais nova adição do game EA Sports UFC 5. A paraibana lutou recentemente no evento e acabou derrotada pela norte-americana Angela Hill.
Bethe Correia (EA Sports UFC)
Paraibana de Campina Grande, Bethe Correia, a "Pitbull" chegou ao auge em 2015, quando desafiou a lenda Ronda Rousey. E é claro que ela também fez parte do cartel do game EA Sports UFC.
Antônio Silva "Pezão" (EA Sports UFC)
"Pezão" foi mais um paraibano a brilhar no UFC. Após vencer Alistair Overeem em uma luta marcante no evento de número 155, o paraibano chegou a desafiar o campeão dos pesados, Cain Velasquez, mas acabou derrotado. No game EA Sports UFC, Antônio Silva também foi lembrado.
Vôlei de praia
Zé Marco (Power Spike)
Os jogos da nova geração, globalizados, contam com vários conterrâneos, mas no Playstation 1, a primeira edição da franquia de sucesso da Sony, contou com um jogo que tinha a cara da Paraíba. O Power Spike, de vôlei de praia. Entre os atletas do Brasil, o jogo contou com a dupla formada pelo paraibano Zé Marco e baiano Ricardo. Os atletas foram medalha de prata nas Olimpíadas de Sydney.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba
Comentários