ESPORTES
Paraibanos na Europa: confira o desempenho dos jogadores na temporada 2023/24
Com atletas em Portugal, Inglaterra e França, a bandeira da Paraíba esteve presente em 4 jogadores. Paraibanos na Europa somaram mais de 140 jogos.
Publicado em 25/05/2024 às 7:33
A temporada europeia de futebol está chegando ao fim e, pensando nisso, o Jornal da Paraíba resolveu trazer um panorama dos jogadores paraibanos que atuaram entre as principais ligas do continente. Para a pesquisa, foram analisadas a Primeira e a Segunda divisão de seis países: Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal. Ao todo, são quatro paraibanos na Europa, disputando as grandes competições das nações citadas: Matheus Cunha, Luis Henrique, Arthur Cabral e Lucas França.
+ Veja as tabelas dos principais campeonatos
Somando as atuações dos atletas da Paraíba, a bandeira do estado esteve representada em campo 144 vezes. O jogador paraibano que atuou mais vezes dentro das quatro linhas, na temporada 2023/24, foi Arthur Cabral, com 43 aparições, quatro delas, inclusive, na Champions League, principal competição europeia. No entanto, não foi suficiente para levar o Benfica até as oitavas de final do torneio. Porém, o campinense esteve presente também na Europa League.
Assim como o atacante do time português, quem figurou no segundo campeonato mais importante do velho continente foi Luis Henrique, com o Olympique de Marseille. O time francês, com pessoense, foi o responsável por eliminar o Benfica de Arthur Cabral, nas quartas de final, conquistando a classificação nos pênaltis.
Paraibanos na Europa: Matheus Cunha
Último paraibano a vestir a camisa da Seleção Brasileira, Matheus Cunha foi um dos grandes nomes do Wolverhampton na temporada 2023/24. O pessoense participou de 19 gols da equipe na Premier League, balançando as redes 12 vezes e contribuindo com nove assistências.
+ Confira a tabela da Premier League
Cunha teve um início brilhante de temporada, porém, uma lesão o afastou dos gramados por dois meses, do início de fevereiro até o início de abril. No entanto, nos oito jogos finais da Liga Inglesa, após a sua reestreia, ele participou de quatro gols, marcando três vezes e servindo o seu companheiro uma.
Com o desempenho, o pessoense foi o artilheiro dos Wolves, juntamente com Hee-Chan-Hwang, com 12 gols. Além de ser o jogador com mais participações diretas para gol.
Luis Henrique
De volta à França, após dois anos no Botafogo, Luis Henrique voltou a vestir a camisa do Olympique de Marseille. Em seu retorno, o atacante atuou 24 vezes, entre Ligue 1,Copa da França e Europa League. Apesar de entrar em campo mais de 20 vezes, o pessoense marcou apenas um gol.
+ Confira a classificação da Ligue 1
Com o time francês, o camisa 44 terminou a competição francesa na 8ª colocação, ficando de fora dos principais torneios europeus na temporada 2024/25. Na Europa League, o Olympique de Marseille caiu para o campeão, a Atalanta, nas semifinais.
Arthur Cabral
Em sua primeira temporada no Benfica, Arthur Cabral foi um dos nomes que configurou o segundo ataque mais goleador do Campeonato Português, com 77 gols. Na liga, em 28 aparições, o jogador natural de Campina Grande ajudou a sua equipe com oito participações, balançando as redes seis vezes e servindo os companheiros duas vezes.
+ Veja a classificação da Liga Portuguesa
A segunda competição com mais gols do paraibano, na temporada 2023/24, foi a Copa de Portugal, na qual ele marcou três vezes. O Benfica, no entanto, caiu nas semifinais para o Sporting, com o placar agregado de 4 a 3.
Lucas França
Diferentemente de seus conterrâneos, no lugar de marcar gols, Lucas França defende a meta. O goleiro, que atualmente defende as cores do CD Nacional, acumula passagens por Cruzeiro, Ceará e Guarani, no futebol brasileiro. O jogador natural de Alhandra também foi campeão da Copa do Brasil em 2017 e 2018, com a Raposa mineira. Na temporada de 2023/24, o atleta esteve presente em 38 jogos, sendo 33 na segunda divisão da Liga de Portugal e conquistou o acesso para primeira divisão.
Conquistando o vice-campeonato do torneio, Lucas França compõe a quarta melhor defesa da competição. O goleiro também recebeu o prêmio de melhor da sua posição nos meses de abril, outubro e novembro.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba.
Comentários