ESPORTES
Paralimpíadas de Paris 2024: Luan e Matheus são os paredões do Brasil no futebol de cegos
Conheça o perfil de dois dos paraibanos confirmados nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
Publicado em 29/08/2024 às 7:00 | Atualizado em 29/08/2024 às 8:09
Vai começar mais uma edição dos Jogos Paralímpicos. Paris 2024 começa no dia 28 de agosto e vai até o dia 8 de setembro, reunindo os melhores paratletas do mundo. Nesta edição, 11 paraibanos vão representar o estado e também o Brasil nas disputas. O Jornal da Paraíba vai acompanhar os nossos paratletas no velho continente e, antes do início da competição, apresentar cada um deles. Hoje vamos conhecer melhor Luan Lacerda e Matheus Costa, atletas do futebol de cegos.
+ Veja a lista de paraibanos nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024
No futebol de cegos o goleiro é o único que não é deficiente visual. Os dois convocados para a Seleção Brasileira são paraibanos: Luan Lacerda e Matheus Costa. Luan, que o titular, vai para sua terceira paralimpíada e busca sua terceira medalha de ouro, enquanto Matheus fará sua segunda participação em Jogos Paralímpicos e busca seu segundo ouro.
Vale lembrar que, desde que o futebol de cegos entrou para o programa paralímpico, em Atenas 2004, o Brasil sempre esteve no lugar mais alto do pódio e nunca perdeu uma partida sequer.
Luan Lacerda tem 31 anos e é natural de João Pessoa. Ele começou jogando futsal, na linha, mas não teve sucesso e acabou indo para o gol. Com 20 anos ele conheceu o futebol de cegos e no mesmo ano já veio sua primeira convocação para a Seleção Brasileira. Atualmente ele defende o Agafuc-RS. Luan já tem o ouro na Rio 2016 e em Tóquio 2020 e agora busca sua terceira medalha em Jogos Paralímpicos, que configura também o hexa do Brasil.
Matheus Costa tem 29 anos e é natural de Campina Grande. Assim como Luan, ele começou no esporte como goleiro de futsal e migrou para o futebol de cegos a convite de um amigo. Em 2018 veio a primeira convocação para a Seleção Brasileira. Atualmente ele defende a APACE-PB. Matheus foi campeão paralímpico em Tóquio 2020 e quer sua segunda medalha.
Depois do ciclo de Tóquio, tanto Luan quanto Matheus já foram campeões do Parapanamericano de Santiago 2023, do Grand Prix da IBSA 2023 e de 2022.
Comentários