icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Pela Copa do Brasil, Belo espera acabar com tabu em duelo de xarás

Em cinco jogos contra o Botafogo, Belo nunca venceu. Único empate aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1976

Publicado em 31/03/2015 às 14:14

O Botafogo-PB estreia nesta quarta-feira pela Copa do Brasil em duelo contra o homônimo mais famoso, o Botafogo carioca. E para seguir na competição nacional, o Belo terá que superar o Glorioso pela primeira vez em sua história: até aqui foram cinco jogos e o máximo que os paraibanos conseguiram foi um empate.

Pelo menos esse pontinho teve um sabor a mais. Foi conquistado no único jogo oficial entre os dois Botafogos, no Campeonato Brasileiro de 1976. Fora isso, foram quatro derrotas, todas em amistosos.

O detalhe é que a ligação entre os dois clubes é grande. Não apenas o nome, que já sugere que um derivou do outro - no caso, o Botafogo-PB foi fundado em 1935 numa evidente homenagem ao Botafogo, que já àquela época era um dos principais clubes do país. A relação entre os dois alvinegros, no entanto, é ainda maior. Basta dizer que o primeiro amistoso aconteceu em 1960, em João Pessoa, na comemoração do aniversário de 25 anos do clube paraibano.

O professor Raimundo Nóbrega, que está escrevendo o livro Memórias do Botafogo Paraibano, descreve o primeiro encontro entre os dois, que aconteceu no Estádio Olímpico, atualmente a Vila Olímpica Parahyba, com vitória do Glorioso por 3 a 2.

"O primeiro jogo entre os dois Botafogos foi um espetáculo extraordinário, principalmente pela presença de Garrincha, Nilton Santos , Didi e Zagalo, Campeões Mundiais da Copa do Mundo de 1958. Ainda jogaram o folclórico goleiro Manga e o ponteiro Amarildo, que se tornaria herói da Copa do Mundo de 1962. A cota do Botafogo carioca era de 500 mil cruzeiros, livres. A promoção causou prejuízo", lembrou.

O segundo jogo entre os dois times aconteceu em 1962. Na época, o Botafogo fez uma excursão pelo Nordeste e venceu o xará por 1 a 0.

" Nesse jogo, que também aconteceu no Estádio Olímpico, Garrincha, Didi e Nilton Santos não atuaram porque estavam disputando a Copa do Mundo no Chile", lembra Raimundo Nóbrega.

(Leia a matéria completa no Globoesporte.com/pb)

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp