ESPORTES
Pela Copa do Brasil, Belo espera acabar com tabu em duelo de xarás
Em cinco jogos contra o Botafogo, Belo nunca venceu. Único empate aconteceu no Campeonato Brasileiro de 1976
Publicado em 31/03/2015 às 14:14
O Botafogo-PB estreia nesta quarta-feira pela Copa do Brasil em duelo contra o homônimo mais famoso, o Botafogo carioca. E para seguir na competição nacional, o Belo terá que superar o Glorioso pela primeira vez em sua história: até aqui foram cinco jogos e o máximo que os paraibanos conseguiram foi um empate.
Pelo menos esse pontinho teve um sabor a mais. Foi conquistado no único jogo oficial entre os dois Botafogos, no Campeonato Brasileiro de 1976. Fora isso, foram quatro derrotas, todas em amistosos.
O detalhe é que a ligação entre os dois clubes é grande. Não apenas o nome, que já sugere que um derivou do outro - no caso, o Botafogo-PB foi fundado em 1935 numa evidente homenagem ao Botafogo, que já àquela época era um dos principais clubes do país. A relação entre os dois alvinegros, no entanto, é ainda maior. Basta dizer que o primeiro amistoso aconteceu em 1960, em João Pessoa, na comemoração do aniversário de 25 anos do clube paraibano.
O professor Raimundo Nóbrega, que está escrevendo o livro Memórias do Botafogo Paraibano, descreve o primeiro encontro entre os dois, que aconteceu no Estádio Olímpico, atualmente a Vila Olímpica Parahyba, com vitória do Glorioso por 3 a 2.
"O primeiro jogo entre os dois Botafogos foi um espetáculo extraordinário, principalmente pela presença de Garrincha, Nilton Santos , Didi e Zagalo, Campeões Mundiais da Copa do Mundo de 1958. Ainda jogaram o folclórico goleiro Manga e o ponteiro Amarildo, que se tornaria herói da Copa do Mundo de 1962. A cota do Botafogo carioca era de 500 mil cruzeiros, livres. A promoção causou prejuízo", lembrou.
O segundo jogo entre os dois times aconteceu em 1962. Na época, o Botafogo fez uma excursão pelo Nordeste e venceu o xará por 1 a 0.
" Nesse jogo, que também aconteceu no Estádio Olímpico, Garrincha, Didi e Nilton Santos não atuaram porque estavam disputando a Copa do Mundo no Chile", lembra Raimundo Nóbrega.
(Leia a matéria completa no Globoesporte.com/pb)
Comentários