icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Pernambuco domina pódio

Meia Maratona Cabo Branco aconteceu no último sábado (1º) e reuniu mais 2 mil atletas que fizeram percursos de 5, 10 e 21 Km. 

Publicado em 03/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 13:17

O domínio pernambucano nas corridas de rua disputadas na Paraíba chega a impressionar. E nem a forte chuva da tarde do último sábado mudou essa rotina na Meia Maratona Cabo Branco, uma das principais provas do calendário nordestino.

Mais uma vez a equipe de Garanhuns se destacou, garantindo os dois primeiros lugares entre os homens, e fazendo a campeã feminina.

Ajudado pelo tempo e pelo percurso plano, Jair José da Silva terminou em primeiro lugar na Meia Maratona Cabo Branco com o tempo de 1h10min22s, apenas 2s à frente de seu companheiro de equipe, Cícero Vieira da Rocha.

"Foi uma prova muito boa para se correr. A chuva deu aliviada na tensão e ajudou todo mundo. Me sinto muito orgulhoso em ter vencido essa prova mais uma vez", disse Jair, que no ano passado venceu a Meia Maratona quando ainda era chamada de Jampa Verão.

Entre as mulheres, Maria de Lurdes Ferreira também é figurinha carimbada nas provas disputadas na Paraíba. Depois de dominar todo o percurso de 21km, ela cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h22min56s. Ao final da corrida, ela destacou o clima ameno da tarde pessoense.

"Foi um bom tempo. Baixei em quase dois minutos a marca que tinha feito no ano passado", disse Maria de Lurdes, mais uma atleta de Garanhuns a subir no lugar mais alto do pódio neste sábado.

A melhor paraibana na prova foi Mary Emanuella, de Campina Grande, que cruzou em segundo lugar com o tempo de 1h25min15s.

PARAIBANA LAMENTA FALTA DE APOIO

Aos 47 anos, a corredora Severina Gomes da Silva obteve o primeiro lugar na prova de 5km da Meia Maratona Cabo Branco. Ela lamentou depois da vitória a falta de incentivo ao atletismo na Paraíba. E revelou que, sem patrocínio, não tem como disputar provas em outras cidades.

"Não é fácil o atletismo aqui na Paraíba. Foi uma prova cansativa, mas já estou acostumada. Pena que não tenho condições de ir para outros lugares. Mesmo assim, é uma honra treinar e mostrar que o Estado tem coisa boa. Precisa apenas de mais apoio", desabafou Severina Gomes da Silva, que fez o tempo de 19min23s.

Nos 5km do masculino, o atleta Luiz Mendes foi o vencedor.

Para ele, que concluiu a prova em 15min45s, a rotina diária de treinamento e trabalho não é fácil. E se torna, às vezes, até cansativa.

"Valeu muito a pena os treinamentos que eu fiz. Chegar aqui e ser campeão. Foi uma prova muito difícil, já que trabalho e treino. Não tenho tempo para apenas treinar. Isso complica um pouco. Mas foi uma satisfação muito grande ter ganhado a Meia Maratona Cabo Branco", destacou Luiz Meira.

Já nos 10km, a norte-rio-grandense Ana Catarina de Oliveira, de 18 anos, subiu ao lugar mais alto do pódio. De Currais Novos, ela parabenizou a todos os amigos que saíram da cidade natal dela para estar na Meia Maratona Cabo Branco.

"Foi ótimo essa conquista. Uma excelente prova. Agradeço aos meus colegas que participaram e aos que vieram nos prestigiar", comentou Ana Carolina de Oliveira.

Entre os homens, o servente de pedreiro Jaime Pereira levou a melhor. Ele que tem uma história de superação: percorre uma distância média de 12km para ir de casa ao trabalho e vice-versa.

"Vou sempre batalhar para conseguir outras vitórias. Faço um esforço muito grande e estou na luta para conquistar outros títulos. Todo dia faço minha atividade. Vou correndo para o trabalho. Por isso, chegou a ser uma prova tranquila para o que eu faço diariamente", disse.

PROVA VAI CRESCER

Presente à cerimônia de premiação da Meia Maratona, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, garantiu que dará mais apoio à corrida nos próximos anos.

"Fiquei muito feliz com o que vi aqui. Tenho certeza de que essa prova tem um potencial muito grande, a ponto de virar a Maratona de João Pessoa no futuro", acredita.

CORREDOR FANTASIADO DE ÍNDIO ROUBA A CENA NA PROVA

Motivado pela São Silvestre, onde é possível ver vários personagens competindo e animando as provas, um homem fantasiado de índio roubou a cena e com muita irreverência fez a festa na 2ª Meia Maratona Cabo Branco, realizada no último sábado na orla do Cabo Branco. O folclórico corredor é o aposentado José Rodrigues de Oliveira, de 60 anos.

Correndo no menor percurso, o de 5km, ele se intitula como o animador das maratonas e se destaca por nunca deixar o cansaço de uma corrida desmotivá-lo.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp