ESPORTES
Pernambuco domina pódio
Meia Maratona Cabo Branco aconteceu no último sábado (1º) e reuniu mais 2 mil atletas que fizeram percursos de 5, 10 e 21 Km.
Publicado em 03/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 13:17
O domínio pernambucano nas corridas de rua disputadas na Paraíba chega a impressionar. E nem a forte chuva da tarde do último sábado mudou essa rotina na Meia Maratona Cabo Branco, uma das principais provas do calendário nordestino.
Mais uma vez a equipe de Garanhuns se destacou, garantindo os dois primeiros lugares entre os homens, e fazendo a campeã feminina.
Ajudado pelo tempo e pelo percurso plano, Jair José da Silva terminou em primeiro lugar na Meia Maratona Cabo Branco com o tempo de 1h10min22s, apenas 2s à frente de seu companheiro de equipe, Cícero Vieira da Rocha.
"Foi uma prova muito boa para se correr. A chuva deu aliviada na tensão e ajudou todo mundo. Me sinto muito orgulhoso em ter vencido essa prova mais uma vez", disse Jair, que no ano passado venceu a Meia Maratona quando ainda era chamada de Jampa Verão.
Entre as mulheres, Maria de Lurdes Ferreira também é figurinha carimbada nas provas disputadas na Paraíba. Depois de dominar todo o percurso de 21km, ela cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h22min56s. Ao final da corrida, ela destacou o clima ameno da tarde pessoense.
"Foi um bom tempo. Baixei em quase dois minutos a marca que tinha feito no ano passado", disse Maria de Lurdes, mais uma atleta de Garanhuns a subir no lugar mais alto do pódio neste sábado.
A melhor paraibana na prova foi Mary Emanuella, de Campina Grande, que cruzou em segundo lugar com o tempo de 1h25min15s.
PARAIBANA LAMENTA FALTA DE APOIO
Aos 47 anos, a corredora Severina Gomes da Silva obteve o primeiro lugar na prova de 5km da Meia Maratona Cabo Branco. Ela lamentou depois da vitória a falta de incentivo ao atletismo na Paraíba. E revelou que, sem patrocínio, não tem como disputar provas em outras cidades.
"Não é fácil o atletismo aqui na Paraíba. Foi uma prova cansativa, mas já estou acostumada. Pena que não tenho condições de ir para outros lugares. Mesmo assim, é uma honra treinar e mostrar que o Estado tem coisa boa. Precisa apenas de mais apoio", desabafou Severina Gomes da Silva, que fez o tempo de 19min23s.
Nos 5km do masculino, o atleta Luiz Mendes foi o vencedor.
Para ele, que concluiu a prova em 15min45s, a rotina diária de treinamento e trabalho não é fácil. E se torna, às vezes, até cansativa.
"Valeu muito a pena os treinamentos que eu fiz. Chegar aqui e ser campeão. Foi uma prova muito difícil, já que trabalho e treino. Não tenho tempo para apenas treinar. Isso complica um pouco. Mas foi uma satisfação muito grande ter ganhado a Meia Maratona Cabo Branco", destacou Luiz Meira.
Já nos 10km, a norte-rio-grandense Ana Catarina de Oliveira, de 18 anos, subiu ao lugar mais alto do pódio. De Currais Novos, ela parabenizou a todos os amigos que saíram da cidade natal dela para estar na Meia Maratona Cabo Branco.
"Foi ótimo essa conquista. Uma excelente prova. Agradeço aos meus colegas que participaram e aos que vieram nos prestigiar", comentou Ana Carolina de Oliveira.
Entre os homens, o servente de pedreiro Jaime Pereira levou a melhor. Ele que tem uma história de superação: percorre uma distância média de 12km para ir de casa ao trabalho e vice-versa.
"Vou sempre batalhar para conseguir outras vitórias. Faço um esforço muito grande e estou na luta para conquistar outros títulos. Todo dia faço minha atividade. Vou correndo para o trabalho. Por isso, chegou a ser uma prova tranquila para o que eu faço diariamente", disse.
PROVA VAI CRESCER
Presente à cerimônia de premiação da Meia Maratona, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, garantiu que dará mais apoio à corrida nos próximos anos.
"Fiquei muito feliz com o que vi aqui. Tenho certeza de que essa prova tem um potencial muito grande, a ponto de virar a Maratona de João Pessoa no futuro", acredita.
CORREDOR FANTASIADO DE ÍNDIO ROUBA A CENA NA PROVA
Motivado pela São Silvestre, onde é possível ver vários personagens competindo e animando as provas, um homem fantasiado de índio roubou a cena e com muita irreverência fez a festa na 2ª Meia Maratona Cabo Branco, realizada no último sábado na orla do Cabo Branco. O folclórico corredor é o aposentado José Rodrigues de Oliveira, de 60 anos.
Correndo no menor percurso, o de 5km, ele se intitula como o animador das maratonas e se destaca por nunca deixar o cansaço de uma corrida desmotivá-lo.
Comentários