icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

Que festa!!!

Jogos Olímpicos de Londres são abertos em uma cerimônia cheia de referências ao legado histórico e cultural dos ingleses. 

Publicado em 28/07/2012 às 6:00


Após uma representação teatral da Revolução Industrial Inglesa e da Segunda Guerra Mundial, a cerimônia de abertura dos Jogos de Londres contou com a chegada de helicóptero de Daniel Craig, que interpreta James Bond, e com a presença da rainha Elizabeth II no Estádio Olímpico, a quem coube declarar oficialmente os Jogos abertos.

Meia hora antes do horário previsto para a cerimônia, passou a garoar sob o local, como o previsto pela organização do evento. O público não se incomodou e assistia a uma representação da Grã-Bretanha rural.

No centro do Estádio Olímpico, estavam dispostas casas, moinhos, pontes e cercas formando um cenário bucólico.

Mulheres de vestido trabalhavam na colheita enquanto rapazes jogavam bola. Havia até animais. De acordo com a organização, eram 40 ovelhas, 12 cavalos, três vacas e um grupo de gansos.

O cenário passou a se movimentar e as figuras rurais deram lugar a maquinas, representando a Revolução Industrial Inglesa.

Os figurantes – dez mil no total, todos voluntários – se movimentavam sincronizadamente como se estivessem em fábricas. Um dos aros olímpicos, então, foi maquinado naquele momento e então elevado à altura das arquibancadas até se encontrar com os outros quatro.

Passada a representação histórica, o público teve sua primeira surpresa. O ator Daniel Craig, que interpreta o agente 007 James Bond, chegou ao estádio de helicóptero. Ele, então, encontrou-se com a rainha Elizabeth II. Depois, a cerimônia passou a fazer referências ao cinema e à literatura britânica, citando de Mary Poppins a Harry Potter, incluindo Mr. Bean, bastante aplaudido pelos presentes.

Não faltaram lembranças à música. Fazendo uma retrospectiva, a cerimônia reproduziu sucessos de Rolling Stones, Beatles, Queens, Sex Pistols, New Order e até Amy Whinehouse, falecida há um ano.

Por volta das 18h20 (de Brasília), as delegações começaram a desfilar. Liderado pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa, o Brasil foi o 28º a entrar sob os olhares da presidente Dilma Rousseff.

Existia muita expectativa na Inglaterra em torno de quem acenderia a pira. A missão ficou para um grupo de garotos. Por fim, o ex-beatle Paul McMcartney cantou Hey Jude.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp