ESPORTES
Que festa!!!
Jogos Olímpicos de Londres são abertos em uma cerimônia cheia de referências ao legado histórico e cultural dos ingleses.
Publicado em 28/07/2012 às 6:00
Após uma representação teatral da Revolução Industrial Inglesa e da Segunda Guerra Mundial, a cerimônia de abertura dos Jogos de Londres contou com a chegada de helicóptero de Daniel Craig, que interpreta James Bond, e com a presença da rainha Elizabeth II no Estádio Olímpico, a quem coube declarar oficialmente os Jogos abertos.
Meia hora antes do horário previsto para a cerimônia, passou a garoar sob o local, como o previsto pela organização do evento. O público não se incomodou e assistia a uma representação da Grã-Bretanha rural.
No centro do Estádio Olímpico, estavam dispostas casas, moinhos, pontes e cercas formando um cenário bucólico.
Mulheres de vestido trabalhavam na colheita enquanto rapazes jogavam bola. Havia até animais. De acordo com a organização, eram 40 ovelhas, 12 cavalos, três vacas e um grupo de gansos.
O cenário passou a se movimentar e as figuras rurais deram lugar a maquinas, representando a Revolução Industrial Inglesa.
Os figurantes – dez mil no total, todos voluntários – se movimentavam sincronizadamente como se estivessem em fábricas. Um dos aros olímpicos, então, foi maquinado naquele momento e então elevado à altura das arquibancadas até se encontrar com os outros quatro.
Passada a representação histórica, o público teve sua primeira surpresa. O ator Daniel Craig, que interpreta o agente 007 James Bond, chegou ao estádio de helicóptero. Ele, então, encontrou-se com a rainha Elizabeth II. Depois, a cerimônia passou a fazer referências ao cinema e à literatura britânica, citando de Mary Poppins a Harry Potter, incluindo Mr. Bean, bastante aplaudido pelos presentes.
Não faltaram lembranças à música. Fazendo uma retrospectiva, a cerimônia reproduziu sucessos de Rolling Stones, Beatles, Queens, Sex Pistols, New Order e até Amy Whinehouse, falecida há um ano.
Por volta das 18h20 (de Brasília), as delegações começaram a desfilar. Liderado pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa, o Brasil foi o 28º a entrar sob os olhares da presidente Dilma Rousseff.
Existia muita expectativa na Inglaterra em torno de quem acenderia a pira. A missão ficou para um grupo de garotos. Por fim, o ex-beatle Paul McMcartney cantou Hey Jude.
Comentários