ESPORTES
Quem é Ninão: homem mais alto do Brasil e paratleta de vôlei sentado
Ninão amputou uma perna em 2021 e agora é paratleta de vôlei sentado. Saiba quem é o paraibano mais alto do país.
Publicado em 19/12/2022 às 11:28
O homem mais alto do Brasil, Joelison Fernandes da Silva, é paraibano. Com 2,37 metros de altura, Ninão, como é conhecido, tem ganhado destaque após iniciar a carreira como paratleta, depois de precisar amputar uma perna como consequência da osteomielite.
Ninão é natural do Cariri paraibano e atualmente mora no município de Assunção, no Seridó da Paraíba. Ele descobriu o gigantismo aos 14 anos, quanto media 1,95 metro, e na época teve a opção de fazer uma cirurgia para parar o crescimento, mas não fez por medo dos riscos do procedimento.
Ao longo da vida, Ninão ficou conhecido em várias partes do mundo por sua altura e enfrentou dificuldades de locomoção. Ele parou de crescer apenas depois de tomar remédios.
Saúde de Ninão
Em 2020, cerca de quatro depois de ser diagnosticado com osteomielite, Ninão precisou amputar a perna. A doença pode ser causada por bactérias ou fungos, atinge o osso, tendo como um dos principais sintomas a dor - relatada por Ninão diversas vezes.
[Senti] muitas dores. Infelizmente é uma decisão difícil, mas com certeza pra melhorar a minha saúde, em nome de Jesus. Estou muito confiante", disse para os seguidores, na época da cirurgia.
Até a cirurgia, o 'gigante' chegou a pesar mais de 200 quilos e precisou usar uma cadeira de rodas para conseguir realizar atividades de rotina e parou de trabalhar. A solução encontrada foi implantar uma prótese, e para arcar com as despesas do procedimento, fez uma campanha na internet, onde conseguiu arrecadar R$ 149.322,47. A cirurgia foi feita em dezembro de 2021.
Atleta do vôlei sentado
Com o fim da reabilitação pós-cirúrgica, Ninão começou a ser sondado por equipes paradesportivas para disputar campeonatos pela modalidade vôlei sentado.
Em julho deste ano, sete meses depois da cirurgia de amputação da perna, ele foi contratado pelo Clube Atlético Paulistano, em São Paulo, para uma temporada de dois anos no clube.
Fernando Guimarães, além de técnico do Paulistano, também comanda a Seleção Brasileira de vôlei sentado. Para ele, Ninão foi um “achado”, como se fosse um “diamante bruto”, por isso já é possível vislumbrar o paratleta integrando a equipe da seleção.
Ele aprende muito rápido, fez apenas um treino, foi muito interessante de ver. Nos dá um ânimo e uma esperança muito grande, porque ele pode ser um divisor de águas para uma Paralimpíada”, pontuou o técnico.
A repercussão da contratação de Ninão do meio paradesportivo foi grande. Elogiado por técnicos e colegas de time, o gigante paraibano foi convocado em novembro pela Seleção Brasileira de Vôlei Sentado para disputar o Mundial da modalidade. Com a equipe, Ninão conquistou o bronze no Mundial, e no Paulistano, ficou com a medalha de prata.
A expectativa de Ninão e de todos que torcem por ele é que em 2024 ele esteja entre os paratletas convocados para as Paralimpíadas de Paris 2024.
Ninão no Domingão com Huck
Ninão participou do Domingão com Huck. Ele foi destaque no quadro ‘Acredite em Quem Quiser’, onde os participantes descobrem protagonistas de histórias reais.
No programa de Huck, os participantes tiveram que adivinhar quem era a verdadeira esposa de Ninão. Ao final da dinâmica, o ‘gigante’ paraibano revelou a esposa verdadeira, Evelin.
Ninão e Evelin são casados há 10 anos e se conheceram pela internet. O paraibano disse no programa de Huck que o início do relacionamento com a esposa foi “amor à primeira vista”.
Foi amor à primeira vista! Com uma semana (depois de se conhecerem) fui almoçar na casa dos pais dela e oficializamos o namoro”, relatou Ninão.
O paraibano também falou sobre a importância de combater o preconceito contra as diferenças. Luciano Huck afirmou que as pessoas têm preconceito, e que por isso, é importante mostrar que pessoas muito altas também são capazes de realizar atividades e viver bem.
As pessoas têm preconceito com pessoas muito altas, então acho importante mostrar na televisão que tem uma visão normal”, disse o apresentador.
Comentários