ESPORTES
Rosilene vai à CBF
Briga jurídica do Treze e paralisação das séries C e D do Brasileiro, devem fazer parte da pauta, do encontro entre Rosilene e presidente da CBF.
Publicado em 13/06/2012 às 6:00
A presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, foi convidada nesta semana para uma reunião com o presidente da CBF, José Maria Marin. A pauta não foi oficialmente divulgada, mas sabe-se que a paralisação das séries C e D do Campeonato Brasileiro e a briga jurídica que o Treze move para se garantir na Série C deste ano estarão entre os assuntos principais do encontro.
Segundo a assessoria de imprensa da FPF, Rosilene recebeu uma ligação da secretária de Marin na noite de segunda-feira, convocando-a para um encontro já na tarde desta terça. A presidente, então, disse que não tinha condições práticas de estar no Rio em tão pouco tempo e reagendou a audiência para a quinta.
Alguns dirigentes de clubes que já têm vaga na Série C, inclusive, chegaram a especular que o encontro seria mais amplo, com a presença também de dirigentes do Treze e de outros clubes que requerem vaga na competição. Mas o presidente Fábio Azevedo garante que não recebeu nenhum convite da CBF neste sentido.
“Posso garantir que até o momento não recebemos nenhum telefonema ou comunicado da CBF nos convidando para qualquer tipo de conversa. Até estamos aberto para algum acordo, desde que este inclua o Treze na Série C, mas não podemos criar expectativas”, declarou o dirigente trezeano, ponderando que “decisões judiciais favoráveis” lhes beneficiam.
As séries C e D do Brasileirão estão paralisadas desde o final de maio, justamente porque uma série de decisões da justiça comum trouxeram indefinição sobre as competições.
Treze, Araguaína e Rio Branco brigam por uma vaga, enquanto que Brasil de Pelotas e Santo André brigam por uma outra vaga. A CBF reconhece Rio Branco e Santo André como os legítimos donos das vagas, mas decisões judiciais recentes deram ganho de causa provisório para Brasil e Treze.
ESPECULAÇÕES NA CBF SÃO ANIMADORAS PARA O TREZE
Notícias não param de chegar do Rio de Janeiro, de Recife e de onde mais tem clube interessado no início da Série C. Difícil saber o que é de fato verdade ou o que é informação plantada por quem faz o jogo da Confederação Brasileira de Futebol, mas na tarde desta terça algumas informações que chegaram a estas terras são até bem animadoras para o Treze.
Vamos a algumas destas especulações, que interessam diretamente ao torcedor do Galo da Borborema (repito, não são informações oficiais, mas é o que se comenta à boca pequena). Dos 20 clubes referendados pela CBF para disputar a Série C de 2012, apenas Rio Branco e Santo André, justamente os dois ameaçados de perder suas vagas na justiça comum, aceitariam um acordo para inchar a competição nacional. Os 18 outros clubes não aceitariam jogar uma competição que tenha mais do que o número inicialmente previsto e admitiriam no máximo uma substituição nas vagas.
Tem mais... Nos bastidores, sem admitir publicamente, a CBF já teria sinalizado que iria respeitar o que a Justiça Comum decidir. E graças à decisão do STJ que passou a competência do caso do Rio Branco para a justiça da Paraíba, o Treze teria boas chances de garantir a vaga na Série C. Em resumo, o que se especula é que o time paraibano estaria mais perto de ficar com a vaga que hoje é do Rio Branco do que o Brasil de Pelotas, por exemplo, herdar a vaga do Santo André.
Em meio a tudo isto, a presidente da Federação Paraibana de Futebol, Rosilene Gomes, foi convocada pelo presidente José Maria Marin, da CBF, para uma audiência no Rio de Janeiro. A pauta, obviamente, é a Série C. E se conhecemos bem como age a Confederação, no encontro, Marin vai tratar de tentar intimidar o Galo via FPF.
Mas ao que parece, a CBF não aguenta muito mais tempo as pressões dos clubes, acumulando prejuízos e ávidos pelo início da competição. De forma que não será surpresa se o alvinegro de Campina Grande, conseguindo se manter vivo por mais algum tempo, fique mesmo com a vaga.
Comentários