ESPORTES
Seleção do Paraibano 2023 tem Treze e Sousa como destaques e Yamada como craque
Seleção do Paraibano 2023 eleita por jornalistas da Rede Paraíba de Comunicação é divulgada com o campeão e o vice escalando quatro jogadores cada.
Publicado em 16/04/2023 às 12:14 | Atualizado em 16/04/2023 às 12:39
Chegou a hora de conhecer a Seleção do Paraibano 2023 eleita pela Rede Paraíba de Comunicação. O time tem como base o campeão Treze e o vice Sousa. Cada um colocou na equipe ideal quatro jogadores. O técnico eleito foi William de Mattia, do Galo, e o craque foi o também trezeano Yamada. O júri foi formado por 28 profissionais que cobriram o estadual através do ge Paraíba, do Jornal da Paraíba, da Rádio CBN e das TVs Cabo Branco e Paraíba.
+ Treze campeão paraibano: Galo vence o Sousa nos pênaltis e leva o título estadual em 2023
+ Campanha do Treze campeão Paraibano 2023: a trajetória do Galo
Além da base formada por Treze e Sousa, a equipe da competição possui "instrusos" de Nacional de Patos e CSP. O time da Seleção do Paraibano 2023 é formado por Igor Rayan (Treze), Guilherme Lucena (Sousa), Geninho (Treze), Marcelo Duarte (Sousa) e Arthurzinho (Nacional de Patos); Daniel Costa (Sousa), Edmundo (Treze) e Yamada (Treze); Alex Oliveira (CSP), Luiz Henrique (Sousa) e Charles (Nacional de Patos). O técnico é William De Mattia (Treze).
Além disso, Yamada, do Treze, foi eleito o craque do Paraibano, e Alex Oliveira, do CSP, ficou com o prêmio de revelação sub-23. Completam os eleitos: Afro Rocha, o melhor árbitro, e o Campinense, que foi o mais lembrado como decepção do estadual.
A Seleção do Paraibano 2023
Goleiro
Ninguém duvida que Igor Rayan, do Treze, e Igor Leonardo, do Sousa, foram os destaques do Campeonato Paraibano quando o assunto é a meta. Os dois foram os mais lembrados, com o paredão do Galo recebendo 19 votos, enquanto o camisa 1 do Dino ficou com seis votos. A lista ainda teve Otávio Passos, do Campinense, que foi votado três vezes.
- Igor Rayan (Treze): 19
- Igor Leonardo (Sousa): 6
- Otávio Passos (Campinense): 3
Lateral-direito
Na lateral direita, a disputa também não foi grande. Guilherme Lucena, do Sousa, cravou o seu nome ao receber 24 votos. Para se ter uma ideia, o segundo colocado, Betinho, do CSP, recebeu dois votos. Também foram lembrados Adryel, do São Paulo Crystal, e Lucas Mendes, do Botafogo-PB.
- Guilherme Lucena (Sousa): 24
- Betinho (CSP): 2
- Adryel (São Paulo Crystal): 1
- Lucas Mendes (Botafogo-PB): 1
Zagueiros
A dupla de zaga eleita tinha que ter um representante do Treze e outro do Sousa. Os dois melhores times do Paraibano tiveram pilares no sistema defensivo. Geninho, do Galo da Borborema, foi votado 19 vezes, e Marcelo Duarte, do Dinossauro, recebeu 17 votos. Também foram lembrados: Augusto Pedra (São Paulo Crystal), Breno Cézar (Sousa), Eduardo Grasson (Botafogo-PB) e Saulo (Treze).
- Geninho (Treze): 19
- Marcelo Duarte (Sousa): 17
- Augusto Pedra (São Paulo Crystal): 11
- Breno Cézar (Sousa): 7
- Eduardo Grasson (Botafogo-PB): 1
- Saulo (Treze): 1
Lateral-esquerdo
Completando a defesa da Seleção do Paraibano 2023, Arthurzinho, do Nacional de Patos, foi o mais lembrado. O defensor recebeu 12 votos, vencendo a disputa sobre Maceió, do Sousa, com 10 votos. Também foram votados: Jhonathan Moc, do Treze, e Thauã, do Serra Branca.
- Arthurzinho (Nacional de Patos): 12
- Herick Maceió (Sousa): 10
- Jhonathan Moc (Treze): 4
- Thauã (Serra Branca): 2
Volantes
A disputa na posição de volante teve muitos jogadores lembrados. No entanto, o primeiro colocado foi quase unanimidade: Daniel Costa, do Sousa recebeu 26 votos. O segundo colocado, que compõe o time, foi Edmundo, do Treze, com 13 votos. Roberto, do Treze, Luanderson, do São Paulo Crystal, Guilherme Escuro, do Campinense, Léo Garcia, da Queimadense , e Matheus Guará, do São Paulo Crystal, também foram votados.
- Daniel Costa (Sousa): 26
- Edmundo (Treze): 13
- Roberto (Treze): 8
- Luanderson (São Paulo Crystal): 3
- Guilherme Escuro (Campinense): 1
- Léo Garcia (Queimadense): 1
- Matheus Guará (São Paulo Crystal): 1
Meia
O meia de campo da Seleção do Paraibano conta apenas com um meia de ofício. Mas esse jogador dispensa comentários: Yamada, do Treze, que foi lembrado por todos os jornalistas da Rede Paraíba e recebeu 28 votos. Rickelme, do São Paulo Crystal, ficou em segundo com oito votos, e Carlos Vitor, do Sousa, em terceiro com cinco votos. Renatinho, do Botafogo-PB, e Esquerdinha, do Nacional de Patos, foram lembrados também para a Seleção do Paraibano 2023.
- Yamada (Treze): 28
- Rickelme (São Paulo Crystal): 8
- Carlos Vitor (Sousa): 5
- Renatinho (Botafogo-PB): 4
- Esquerdinha (Nacional de Patos): 1
Atacantes
Três jogadores formam o ataque na Seleção do Paraibano. Isso porque o terceiro colocado no ataque, Charles, do Nacional de Patos, somou mais pontos que o segundo entre os meias, que foi Rickelme, do São Paulo Crystal. Acima do centroavante nacionalino, na votação, ficaram: Luiz Henrique, unanimidade do Sousa e do Paraibano de 2023, e Alex Oliveira, do CSP. Nomes como Kiko, do Auto Esporte-PB, Xandy, do Treze, Arthur Santos, do Sousa, Mateus Anderson e Miller, ambos do Botafogo-PB, e Vitão, do Treze, também foram votados.
- Luiz Henrique (Sousa): 28
- Alex Oliveira (CSP): 22
- Charles (Nacional de Patos): 11
- Kiko (Auto Esporte-PB): 2
- Xandy (Treze): 2
- Arthur Santos (Sousa): 1
- Mateus Anderson (Botafogo-PB): 1
- Miller (Botafogo-PB): 1
- Vitão (Treze): 1
Técnico
Entre os treinadores, a disputa ficou mesmo entre William De Mattia, do Treze, e Renatinho Potiguar, do Sousa. Mas o campeão paraibano venceu com sobras e recebeu 21 votos, compondo a Seleção do Paraibano 2023. O comandante do Dinossauro foi lembrado sete vezes.
- William De Mattia (Treze): 21
- Renatinho Potiguar (Sousa): 7
Craque
A disputa pelo prêmio de craque do Paraibano 2023 também ficou polarizada entre Treze e Sousa. Mas o meia Yamada, do Galo, sobrou na votação, recebendo 20 votos. Luiz Henrique, atacante do Dinossauro, foi lembrado em oito oportunidades, ficando bem distante do líder.
- Yamada (Treze): 20
- Luiz Henrique (Sousa): 8
Revelação (sub-23)
A revelação do Campeonato Paraibano 2023 entre os jogadores sub-23 ficou com o atacante Alex Oliveira, do CSP. Ele foi lembrado em 18 oportunidades, vencendo a concorrência. Rickelme, do São Paulo Crystal, Arthurzinho, do Nacional de Patos, Betinho, do CSP, e Vitinho, do Serra Branca, também foram votados. Essa votação ainda contou com uma abstenção.
- Alex Oliveira (CSP): 18
- Rickelme (São Paulo Crystal): 6
- Arthurzinho (Nacional de Patos): 1
- Betinho (CSP): 1
- Vitinho (Serra Branca): 1
- Abstenção: 1
Árbitro
O prêmio de melhor árbitro do Paraibano 2023 ficou com Afro Rocha. O representante da arbitragem foi lembrado por 23 votantes. Ruthyanna Camila e Wagner Reway também foram lembrados numa eleição que ainda contou com uma abstenção.
- Afro Rocha: 23
- Ruthyanna Camila: 3
- Wagner Reway: 1
- Abstenção: 1
Decepção
E a decepção do Campeonato Paraibano 2023 foi mesmo o Campinense. O atual bicampeão estadual não conseguiu sequer seguir para fase semifinal, terminando a competição na sexta posição. A Raposa foi lembrada 15 vezes, superando Botafogo-PB, Léo Campos, do Botafogo-PB, Maikon Leite, do Nacional de Patos, Tiago Bob, do Auto Esporte-PB, e Tiago Reis, do Botafogo-PB.
- Campinense: 15
- Botafogo-PB: 6
- Léo Campos (Botafogo-PB): 2
- Maikon Leite (Nacional de Patos): 2
- Flávio Araújo: 1
- Tiago Bob (Auto Esporte-PB): 1
- Tiago Reis (Botafogo-PB): 1
Golaço
O Golaço do Paraibano 2023 foi o de Vitinho, do Serra Branca. Essa votação, porém, foi por decisão popular. O público de casa votou na enquete do ge Paraíba e escolheu o gol do meia como o mais bonito do estadual.
- Vitinho, do Serra Branca, na derrota por 2 a 1 para o Sousa - 84,82%
- Guilherme Lucena, do Sousa, no empate em 1 a 1 com o Botafogo-PB - 8,98%
- Vitão, do Treze, na vitória por 2 a 1 sobre o Sousa - 3,49%
- Yamada, do Treze, na vitória sobre o Auto Esporte-PB por 3 a 2 - 0,99%
- Arthurzinho, do Nacional de Patos, na vitória por 2 a 1 sobre o CSP - 0,77%
- Luiz Henrique, do Sousa, na vitória por 5 a 1 sobre o Botafogo-PB - 0,45%
- Luiz Henrique, do Sousa, na vitória por 2 a 1 sobre o Serra Branca - 0,37%
- Guilherme Escuro, do Campinense, na vitória por 1 a 0 sobre o Auto Esporte-PB - 0,13%
Comentários