ESPORTES
Seleção faz hoje o milésimo jogo de sua história
Sem Hulk, machucado, Brasil enfrenta a Colômbia na noite desta quarta-feira (14) em Nova Jersey, tentando manter bom momento.
Publicado em 14/11/2012 às 6:00
O milésimo jogo da história da Seleção Brasileira acontecerá nesta quarta-feira, quando o time canarinho disputa um festivo amistoso contra a Colômbia, às 21h30 (da Paraíba), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. As contas não levam em consideração duelos do time sub-17, sub-20 e nem da Seleção Olímpica. Porém, dão o tom da importância da partida, que será a última em 2012 com que o técnico Mano Menezes vai poder contar com atletas que jogam no exterior.
A história da Seleção Brasileira começou em 1914, quando no dia 21 de julho, em amistoso, derrotou por 2 a 0 o Exeter City, que atualmente disputa a Quarta Divisão do Campeonato Inglês. De lá para cá foram muitas partidas históricas, incluindo as vitoriosas finais que deram o pentacampeonato mundial em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. No total, dos 999 até aqui, foram 631 vitórias, 216 empates e 152 derrotas.
Mas quando o assunto é o futuro, Mano Menezes prefere pensar que se trata de um duelo para continuar dando forma ao time que vai disputar a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014, ambas no Brasil. A Colômbia realmente é um bom teste. Pois faz boa campanha nas Eliminatórias, estando atualmente na zona de classificação, e ocupa a oitava posição no Ranking da Fifa, onde o Brasil é apenas o 13º colocado.
“Será um grande teste sim, pois a Colômbia atravessa um grande momento e com certeza vai querer ganhar do Brasil. Vamos ter condições de fazer importantes observações e ver como nossos setores se comportam diante de um rival que vai nos criar muitas dificuldades”, analisou Mano.
Os jogadores canarinhos concordam e demonstram muita preocupação com o principal destaque da Colômbia, o atacante Falcao García, que vem brilhando no Atlético de Madrid.
“Trata-se de um jogador muito perigoso e para mim o melhor centroavante do mundo no momento. Ele tem grande poder de finalização e não pode ter espaços em hipótese alguma. Vamos precisar saber neutralizá-lo e, até mesmo, impedir que a bola chegue até ele”, ensinou o goleiro Diego Alves.
Mas a Colômbia também deve ter motivos para se preocupar, pois nos dois últimos amistosos a Seleção Brasileira mostrou poder de fogo, goleando o Iraque por 6 a 0 e o Japão por 4 a 0.
Em termos de escalação, Mano Menezes já sabia na convocação que não poderia contar com Marcelo, com fratura no pé direito, e com Alex Sandro, com lesão na coxa direita.
Assim, a lateral esquerda virou um drama, ainda mais que Adriano, cotado para a vaga, também foi cortado devido à lesão no músculo adutor da coxa esquerda. O setor será entregue ao experiente Fábio Santos, do Corinthians. Outro considerado titular que fica de fora é o atacante Hulk, com uma lesão muscular.
Comentários