ESPORTES
Seleção terá fregueses na 1ª fase da Copa-14
Brasil irá enfrentar Croácia, México e Camarões na primeira fase da Copa do Mundo 2014; sorteio dos grupos foi realizado nesta sexta (6).
Publicado em 07/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 16:19
O sorteio da Copa do Mundo de 2014 definiu ontem que a Seleção Brasileira enfrentará Croácia, México e Camarões na primeira fase do torneio. Realizado na Costa do Sauípe, no litoral da Bahia, o evento também definiu o grupo D como o mais difícil da competição, já que terá três campeões mundiais: Uruguai, Itália e Inglaterra, além da Costa Rica.
O Brasil já enfrentou o México duas vezes em Copas (1950 e 1954), e uma vez Croácia (2006) e Camarões (1994). O time canarinho venceu as quatro partidas que disputou contra eles.
A primeira fase também terá a reedição da final da Copa de 2010, já que a cabeça de chave Espanha duelará com a Holanda logo na estreia de ambas. As outras equipes da chave são Chile e Austrália. O torneio no Brasil será disputado entre 12 de junho e 13 de julho de 2014.
O sorteio foi conduzido pelo secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, acompanhado pela atriz Fernanda Lima. Os assistentes do sorteio foram oito ex-jogadores: o inglês Geoff Hurst, o argentino Mario Kempes, o italiano Fabio Cannavaro, o alemão Lothar Matthaus, o francês Zinedine Zidane, o espanhol Fernando Hierro, o brasileiro Cafu e o uruguaio Gigghia.
Outro grupo complicado no Mundial é o G, encabeçado pela Alemanha, que estreará diante de Portugal e jogará depois contra Gana e Estados Unidos.
ESTREIA
Na partida de abertura da Copa do Mundo, marcada para o Itaquerão, a Seleção Brasileira pega os croatas às 17 horas do dia 12 de junho de 2014. As obras no estádio do Corinthians, palco de uma tragédia recente, devem ser concluídas apenas na metade de abril. Em 2006, o Brasil venceu a Croácia por 1 a 0, gol de Kaká.
O segundo jogo do time comandado pelo técnico Luiz Felipe Scolari na Copa do Mundo será no dia 17 de junho, diante do México, responsável por impedir o título olímpico em Londres-2012. O confronto está marcado para as 16 horas, no Estádio Castelão, em Fortaleza. Em Copas, o Brasil venceu por 4 a 0 (em 1950, no outro Mundial sediado aqui) e 5 a 0 (1954).
No encerramento da primeira fase do campeonato, o Brasil enfrenta Camarões, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 17 horas do dia 23 de junho. Coincidentemente, o país africano caiu no mesmo grupo da Seleção no Mundial de 1994 (vitória brasileira por 3 a 0).
A tendência é que o Brasil enfrente um adversário de alto nível logo nas oitavas de final da Copa do Mundo, uma vez que os classificados do Grupo A da competição medirão forças com os times que avançarem na chave formada por Espanha, Holanda, Chile e Austrália.
FELIPÃO NÃO PENSA NO CONFRONTO DAS OITAVAS
O técnico Luiz Felipe Scolari ficou satisfeito com o caminho do Brasil na primeira fase da Copa do Mundo. O treinador entende como positiva a estreia diante de uma equipe europeia, a Croácia, e ignora a possibilidade de enfrentar Espanha ou Holanda nas oitavas de final.
"Temos de pensar na primeira fase. Se nós nos preocuparmos com a segunda ou a terceira, acabamos deixando de lado a primeira. A Croácia tem um futebol diferente, muito bem jogado e bonito. Camarões conseguiu algumas proezas em Copas e o México sempre é um adversário difícil", comentou.
Experiente, Carlos Alberto Parreira, coordenador técnico da Seleção, valorizou a estreia e elogiou a rival europeia.
"O jogo de mais expectativa é sempre o de abertura. Quando você faz um jogo isolado, o mundo todo está concentrado em você. A expectativa dos jogadores, da comissão técnica, do torcedor e da imprensa é enorme. É o jogo que tem uma carga de emoção muito grande", afirmou o técnico do tetra.
PARAÍBA ENTRE QUATRO SELEÇÕES
O sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014 também foi o ponto de partida para a corrida das cidades-candidatas a Centro de Treinamentos convencerem as seleções classificadas. E João Pessoa já sabe quem precisará seduzir para também fazer parte da festa.
Dos 48 jogos da primeira fase, 16 deles serão no Nordeste. E oito na faixa geográfica compreendida entre Recife e Natal.
Logo, são as seleções envolvidas nessas partidas que devem ver a capital paraibana como a melhor opção para fincar base na Copa.
Itália, Estados Unidos, Japão e México vão fazer dois de seus jogos a menos de 200 quilômetros de João Pessoa. As outras seleções que vão jogar em Recife e/ou Natal são Camarões, Gana, Grécia, Uruguai, Costa do Marfim, Costa Rica, Croácia e Alemanha.
Nomeado "embaixador" da campanha paraibana para virar Centro de Treinamento Oficial (CTO), o ex-jogador Júnior poderia ser um importante elo de ligação com a Itália, já que atuou um bom tempo no Calcio e hoje é uma espécie de consultor da federação local.
GRUPO DA MORTE
Italianos, ingleses e uruguaios ‘choraram’ juntos após o sorteio da Copa. Eles ficaram sabendo que se encontrarão na chave D – a zebra Costa Rica completa o grupo, já classificado como “da morte” depois do evento na Costa do Sauípe, na Bahia.
Os jornais Gazzetta dello Sport, Corriere dello Sport e Tutto Sport lamentaram a estreia no Mundial logo contra os ingleses, campeão mundial em 1966 e 13º colocado no ranking de seleções da Fifa.
Do outro lado, os ingleses também reclamaram. Mas mais por causa do local do debute: “no meio da selva”, como definiu o Daily Mail. A partida será realizada em Manaus.
Enquanto isto, o uruguaio Ovación manchetou a sua edição digital com “Um grupo de terror”, resumindo a sensação local. O diário disse que o sorteio no litoral baiano não trouxe muita sorte aos comandados do técnico Óscar Tabárez, que terão que ralar muito para repetir o Maracanazzo de 1950. (Com informações da GazetaPress)
Comentários