ESPORTES
Sócio-torcedor não vinga na Paraíba
Os três clubes da Paraíba ocupam posições na parte de baixo do ranking do movimento atualizado com o número de sócios-torcedores.
Publicado em 02/03/2014 às 8:00
O Movimento por Um Futebol Melhor, idealizado por 14 megaempresas brasileiras para alavancar o número de sócios-torcedores nos 45 maiores clubes do Brasil, e assim aumentar as receitas nestas agremiações, comemora o primeiro ano de existência, invocando o que eles chamaram de “números expressivos” sobre o projeto.
Os organizadores informam que os sócios-torcedores dos clubes, somados, já passam de 700 mil, gerando uma receita total de R$ 100 milhões. Mas alheios a tudo isto os clubes paraibanos que participam do projeto (Botafogo-PB, Campinense e Treze) não conseguem explorar dele todo o seu potencial.
Os três clubes da Paraíba ocupam posições na parte de baixo do “torcedômetro”, o ranking do movimento que quase diariamente é atualizado com o número de sócios-torcedores adimplentes de cada clube.
O Belo, por exemplo, o melhor entre os times locais, é apenas o 35º lugar, com 739 associados em dia. A Raposa, por sua vez, é o 37º, com 580 associados. Mas a situação mais precária é a do Galo, que tem irrisórios 16 associados e ocupa a penúltima colocação (à frente apenas do modesto Sertãozinho, do interior paulista, com 10).
A disparidade é grande. A título de comparação, o primeiro lugar da lista é o Internacional, que hoje tem 113.695 associados. Ele é seguido pelo arquirrival Grêmio (75.269) e pelo Flamengo (63.503). São clubes grandes, é verdade, bem maiores do que os paraibanos, mas as equipes locais também ficam atrás de times de mesmo porte, como, por exemplo, Fortaleza, Ferroviário e CSA.
Para entender o aparente problema que afeta os paraibanos, a reportagem conversou com representantes dos três clubes paraibanos que participam do Movimento Por Um Futebol Melhor, para que todos falassem sobre o projeto e sobre o que farão em 2014 com relação aos seus respectivos programas de sócios-torcedores. E os discursos que os três clubes adotam refletem na posição de cada um no ranking.
Isto porque, dos paraibanos, o discurso mais ousado é o do Botafogo. O presidente Nelson Lira declara, por exemplo, que o clube quer até outubro saltar para mais de três mil sócios-torcedores, colocando o time de João Pessoa na lista dos 30 primeiros da lista. Ele avisa ainda que neste mês de março deve iniciar uma nova campanha, ainda maior do que as anteriores, para que o torcedor se associe. E provoca os rivais:
"Para mim não é surpresa o Botafogo ser o primeiro lugar entre os paraibanos. E vai continuar sendo. Porque levamos este projeto muito a sério, já que nos permite ter uma renda fixa, mesmo quando estamos sem atividades", declara.
Nelson Lira ponderou ainda que, no caso do Belo, o torcedor tem uma vantagem a mais do que a maioria dos outros clubes, já que o sócio-torcedor botafoguense passa a ter voz ativa também na vida política do clube.
"Diferente de muitos clubes que tem aí, nosso sócio-torcedor tem direito a votar e ser votado. Ele passa a ter voz ativa. E isto é muito bom", completou.
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