ESPORTES
Sousa x Treze: campeão do Campeonato Paraibano 2023 será conhecido neste sábado
Final do estadual no Marizão começa às 16h30, mas a transmissão do Jornal da Paraíba será iniciada uma hora antes de a bola rolar. Sousa x Treze será o desfecho da competição.
Publicado em 03/04/2023 às 17:42 | Atualizado em 08/04/2023 às 1:07
Sousa x Treze. Esse jogo decidirá neste sábado quem será o campeão do Campeonato Paraibano Betino 2023. A bola rolará às 16h30, no Marizão. No jogo de ida, no Amigão, uma semana atrás, o Galo venceu por 2 a 1 e agora só precisa de um empate para ficar com o título. Ao Dino, apenas a vitória interessa: por um gol de diferença para levar a disputa para os pênaltis ou por margem de dois ou mais gols para ser campeão no tempo regulamentar.
Este Sousa x Treze começou no sábado passado, com o duelo no Amigão, mas não deixou de acontecer nos dias que separam o jogo de ida da partida de volta. Os bastidores do jogo vêm sendo quentes, com tentativas do Galo de derrubar a determinação de torcida única no Marizão, com mistério nos dois times e muita expectativa em torno de quem será o campeão.
Sobre a torcida, um capítulo à parte. Além das sucessivas tentativas do Treze, nos tribunais, de conseguir liberação para que seu torcedor comparecesse ao estádio, o São Paulo Crystal também entrou na jogada e foi ao Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) pedir que o Galo seja excluído da competição por ter recorrido à Justiça Comum antes de esgotar todas as instâncias da Justiça Desportiva.
E, falando sobre a torcida que estará presente ao Marizão, expectativa de muita festa alviverde, já que o Sousa divulgou que todos os 9.108 ingressos postos à venda foram todos vendidos ainda na véspera do duelo. Ou seja, clima quente no Sertão paraibano.
Onde assistir a Sousa x Treze
+ ge: o Tempo Real começa pela menos duas horas antes de a bola rolar no Marizão (CLIQUE AQUI para acompanhar os lances).
+ Jornal da Paraíba: na transmissão pelo pay-per-view, a partir das 15h30, a narração será de Kako Marques com comentários de Phillipy Costa e reportagens de Max Oliveira e Mário Aguiar (e Izabel Rodrigues participando do pré-jogo) (CLIQUE AQUI para assistir ao jogo).
+ CBN: nas ondas do rádio, o narrador será Edson Maia, com Pedro Pereira como comentarista e Marcos Siqueira como repórter de campo.
+ TVs Cabo Branco e Paraíba: o jogo também será transmitido em TV aberta, a partir das 16h20, com narração de Kako Marques, comentários de Phillipy Costa e reportagens de Max Oliveira e Mário Aguiar.
Prováveis escalações para Sousa x Treze
SOUSA:Igor Leonardo, Guilherme Lucena, Gabriel Recife, Marcelo Duarte e Herick Maceió; Histone, Daniel Costa, Gustavo Henrique e Carlos Vitor; Luiz Henrique e Arthur Santos.
TREZE:Igor Rayan, Fernando Pileggi, Saulo, Geninho e Jhonathan Moc; Roberto, Edmundo e Yamada; Xandy, Lucas Mineiro e Vitão.
Arbitragem para Sousa x Treze
- Árbitro principal: Anderson Daronco (Fifa-RS)
- Assistente 1: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (CBF-BA)
- Assistente 2: Eduardo Gonlçaves da Cruz (CBF-MS)
- Quarto árbitro: Douglas Magno de Melo Pereira (CBF-PB)
- Árbitro assistente reserva: Mattheus de Tcharles Rodrigues Marques (FPB-PB)
Acompanhe abaixo como foi dia a dia dos times antes Sousa x Treze deste sábado:
Sábado (1º) - Treze em festa, Sousa otimista
- Treze vence, mas mantém discurso cauteloso
Logo após a vitória no Amigão, os jogadores do Treze festejaram muito com os torcedores, ainda no estádio. Mas, apesar do inegável motivo para festejar, o discurso foi de cautela quanto ao jogo de volta. O volante Edmundo, por exemplo, elogiou a força do Sousa. O meia Yamada fez questão de destacar que não há nada ganho. E o técnico William De Mattia alertou para a dificuldade que é vencer o Dino no Marizão.
"Como a gente é forte aqui, eles são lá. Entrar com humildade. Temos condições de ganhar lá", avaliou Edmundo, volante trezeano.
- Sousa derrotado, mas com discurso otimista
O Sousa assimilou a derrota no Amigão, mas não baixou a cabeça. O técnico Renatinho e o atacante Claudinho, por exemplo, destacarm o quanto o Dinossauro é forte jogando em casa e mostraram confiança na reservsão do pacar agregado. A delegação alviverde voltou para o Sertão horas depois do fim do jogo.
"Lá vai ser um jogo muito difícil, mas acredito que seremos campeões. Vamos trabalhar firme nesta semana, que sábado é o dia da grande decisão", comentou Claudinho, atacante do Sousa.
Domingo (2) - elencos de folga
- Folga no PV e no Marizão
O dia após o jogo de ida da final do Campeonato Paraibano foi de folga para os dois lados. Nem Treze, nem Sousa treinaram. O descanso dominical, no entanto, deve ter sido o último em um dia completo até a partida de volta.
A programação dos dois lados prevê treinos todos os dias até o sábado. Mas ainda houve espaço para o presidente do Dino, Aldeone Abrantes, reclamar com a arbitragem por conta da anulação do gol marcado por Daniel Costa.
"Assalto. Que se registre aqui a minha indignação pelo gol anulado. Vou esfriar a cabeça, mas o nosso pensamento é solicitar arbitragem Fifa para o jogo no Marizão", afirmou o presidente do Sousa.
Segunda-feira (3) - volta aos treinos
- Treze treina em dois períodos
Os jogadores que atuaram na partida de ida, contra o Sousa, realizaram treino de liberação e manutenção de força. Os demais atletas participaram de atividade com bola sob comando do técnico William De Mattia.
- Sousa também treina de manhã e à tarde
No Dino, que entrou em campo contra o Treze, no sábado, voltou a campo só à tarde, no Marizão, para treino sob o comando e Renatinho Potiguar. Já os demais ateltas treinaram pela manhã, em uma academia da cidade.
Terça-feira (4) - seguimento nos trabalhos
- Treze treina apenas em um período
Os jogadores do Treze se exercitaram na terça-feira em apenas um período. Os atletas fizeram trabalhos de pré-treino na academia e, posteriormente, com o técnico William De Mattia.
Com o treinador, os jogadores foram ao campo do Presidente Vargas realizar treinos táticos.
O presidente do Galo, Artur Bolinha, prometeu que fará o possível para que sua torcida esteja presente no Marizão, no próximo sábado. O mandatário, inclusive, afirmou que entrou com uma ação no Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Paraíba (TJDF-PB) para que seja respeitado o Estatuto do Torcedor.
- Sousa também treinou nesta terça
Sob o comando do técnico Renatinho Potiguar, a equipe sousense foi ao campo do Marizão trabalhar com bola já projetando o embate diante do Treze. Mas, fora do gramado, as coisas seguem movimentadas.
Misterioso, o presidente Aldeone Abrantes tem dado poucas palavras, especialmente sobre as recentes declarações de Artur Bolinha, mandatário do Treze. Mas, uma coisa o dirigente tem falado bem: o número de ingressos vendidos.
Quarta-feira (5) - derrota do Galo fora de campo
- Sousa treina com portões fechados
Dando prosseguimento ao seu planejamento, o elenco do Sousa fez treinos em dois períodos e segue se preparando para a grande final do Campeonato Paraibano.
- Treze tem derrotas na Justiça
Enquanto o elenco trezeano segue focado em se preparar para a final, fora dos gramados a diretoria alvinegra permanece buscando garantir que a sua torcida esteja presente no Marizão no domingo. Mas as notícias desta quarta-feira não foram das melhores.
O Galo entrou com ações na Justiça Comum e também na Justiça Desportiva. Mas nas duas searas, o Treze não conseguiu obter êxito em seus pedidos de liminares para que a torcida do Treze esteja liberada para ir ao Marizão no jogo da taça. Vale lembrar que no jogo de ida, em Campina Grande, apenas a torcida do mandante, no caso o Galo, esteve no Amigão. O mesmo deve acontecer em Sousa, com a torcida do time da casa estando sozinha no Marizão.
Ainda fora dos gramados, alguns jogadores do Treze foram até o Hospital de Trauma de Campina Grande, ao lado de atletas do Campinense, em uma ação conjunta dos dois clubes, para levar alegria para algumas crianças hospitalizadas, na semana que antecede a páscoa.
Quinta-feira (6) - clubes intensificam o mistério
Dos dois lados desta final, o clima foi de mistério, com os dois times fazendo treinos com portões fechados, para esconder o jogo do adversário. Mas a quinta-feira também foi dia de a Federação Paraibana confirmar que o árbitro Anderson Daronco, da Fifa, será o dono do apito no duelo no Marizão.
Sexta-feira (7) - tudo pronto nos times e mais polêmica nos bastidores
A véspera da partida foi dia para Sousa e Treze finalizeram suas preparações, ainda com portões fechados para torcida e imprensa, e entrarem em concentração total para o duelo. E o Galo embarcou para o Sertão. Mas também foi dia para o São Paulo Crystal confirmar que foi ao Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) para pedir que o Treze seja excluído do Campeonato Paraibano. O Tricolor alega que o Galo, por ter ido à Justiça Comum antes de esgotadas todas as instâncias da Justiça Desportiva — tentando derrubar a determinação de torcida única na final — pode ser incurso no Art. 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e ser suspenso da competição.
Comentários