ESPORTES
STJD suspende início das Séries C e D do Brasileirão
Segundo o presidente Rubens Approbato, liminares podem colocar as competições em risco.
Publicado em 23/05/2012 às 19:59
O início das Séries C e D do Campeonato Brasileiro de Futebol foi suspenso no fim da tarde desta quarta-feira (23). A decisão, de caráter liminar, foi tomada pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Rubens Approbato, com o objetivo de esperar que as medidas judiciais em aberto sejam resolvidas, para evitar que as competições sejam colocadas em risco.
Santo André, Treze-PB, Rio Branco-AC, Brasil de Pelotas e Araguaína brigam por vagas na Série C, e alguma decisão tomada após o início da competição acarretaria em prejuízos para os campeonatos. A ação que culminou na suspensão da competição foi movida pelo ABC Paulista, mas Approbato destacou que a suspensão tem o objetivo de resguardar toda a competição e todos os envolvidos na disputa.
Uma decisão da 1ª Vara Cível de Campina Grande, por exemplo, ordena também em caráter liminar que o Rio Branco-AC seja excluído da Série C e em seu lugar entre o Treze-PB.
Approbato, inclusive, disse que os clubes que entraram com ações na Justiça comum (entre eles o Treze) têm chances de sofrer sanções da Fifa, podendo até mesmo ser desfiliados da entidade e ficarem impedidos de participar de competições oficiais. As duas competições estavam programadas para começar neste próximo fim de semana.
A CBF acatou a decisão do STJD e publicou o ofício 096.12, suspendendo as duas competições.
Treze
A notícia foi bem recebida pelo presidente do Treze, Fábio Azevedo. Segundo ele, a decisão do STJD em suspender o início dos campeonatos foi acertada. “Achei muito prudente o que o presidente do STJD Rubens Aprobatto fez. Você não pode começar uma competição com brigas judiciais pendentes e sem saber quais times irão disputar ou não o campeonato. Acho que foi uma decisão acertada”, declarou o mandatário do Galo.
Apesar de concordar com a decisão, Fábio Azevedo disse que o Treze não recebe a notícia como uma vitória. Segundo ele, o que interessa para o Galo é participar da Série C do Brasileirão 2012, independente de quando a competição se iniciará.
“O que a gente quer mesmo é que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) resolva a situação do Treze. Quem deve estar comemorando é o pessoal do Santo André, que foi quem entrou com o pedido. O que nós queremos mesmo é que o Treze ingresse na Série C, independente de quando começar a competição”, disse.
Comentários