ESPORTES
Treze e Botafogo na decisão
Belo atropelou o CSP com uma goleada por 4 a 0, já o Galo, mesmo perdendo por 1 a 0 para o Campinense, ficou com a vaga na final.
Publicado em 25/05/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 17:08
Deu a lógica. A vantagem conquistada no jogo de ida das semifinais acabou sendo preponderante para que Treze e Botafogo chegassem à decisão do Campeonato Paraibano.
Ontem à noite, o Belo atropelou o CSP com uma goleada por 4 a 0. Já o Galo, mesmo perdendo por 1 a 0 para o Campinense, ficou com a vaga pois jogava por dois resultados iguais.
A finalíssima começa na segunda-feira, em João Pessoa. Na quinta-feira tem o jogo de volta em Campina Grande. O Galo joga mais uma vez com a vantagem por ter feito uma melhor campanha ao longo do campeonato.
EM JOÃO PESSOA
Podendo perder por até um gol de diferença, o Belo não tomou conhecimento do CSP e goleou o Tigre por 4 a 0 em partida realizada na noite de ontem.
O Botafogo fez um primeiro tempo impecável e abriu 3 a 0, com gols de Fábio Neves, Warley e Thuram. Na segunda etapa, o jogo ficou morno e sem grandes chances de gol das duas partas, mas o Belo ainda marcou o quarto, com Wanderley, que entrou no intervalo.
O Botafogo volta a disputar uma final de Campeonato Paraibano, o que não acontecia desde 2006, quando perdeu a final para o próprio Treze. O jejum de títulos, no entanto, é ainda maior: o Belo conquistou o Estadual pela última vez em 2003. Se voltar a repetir o feito agora, levantará a taça pela 26ª vez na história do Paraibano.
EM CAMPINA
Depois de segurar o jogo durante 90 minutos, o Treze ainda levou um gol do Campinense nos acréscimos do segundo tempo. Mas nem mesmo a derrota por 1 a 0 foi capaz de atrapalhar a festa trezeana. Em jogo realizado ontem, no Estádio Amigão, em Campina Grande, o Galo eliminou o Rubro-Negro e segue vivo na luta pelo seu 17º título estadual.
Necessitando vencer o rival Treze por diferença de dois gols, o Campinense foi para cima. Mas nas vezes que chegou em frente ao gol, Éder salvou o Galo. Nas duas vezes, Luís Paulo teve a chance de colocar a Raposa na frente.
O gol da vitória raposeira saiu dos pés de Selmir, mas apenas aos 46 minutos da etapa final. O time raposeiro aos 48 ainda tentou no desespero um segundo gol, que o classificaria, mas não conseguiu. No minuto seguinte o jogo acabava e começava a festa dos galistas.
RAPOSA ENCERRA TEMPORADA
O campeão da Copa do Nordeste não tem mais o que fazer em 2013. Com a eliminação na semifinal do Campeonato Paraibano, o Campinense ficou sem calendário para o segundo semestre, uma vez que só um time da Paraíba vai para a Série D - no caso, o Botafogo, uma vez que o Treze já está garantido na Terceirona.
A Raposa não terá nem mesmo o direito de defender o seu título da Copa do Nordeste. Treze e Botafogo serão os representantes do Estado na competição regional do próximo ano. A frustração pela eliminação fez com que o técnico Oliveira Canindé deixasse o Amigão chorando ontem à noite.
Ao contrário do Rubro-Negro, Treze e Botafogo têm razões de sobra para comemorar. Além de serem os representantes paraibanos no Campeonato Brasileiro e de voltarem a disputar o Nordestão, ambos também podem ser confirmados na Copa do Brasil do ano que vem. Isso se a FPF desistir de promover a Copa Paraíba, como parece ser o caso depois que o STJD sugeriu que uma competição sub-21 não poderia classificar para uma outra, profissional.
PROVOCAÇÃO
Não bastou a classificação para a final em cima do arquirrival. O Treze queria mais. Depois de passar pelo Campinense nas semifinais do Campeonato Paraibano, o Galo usou seu site oficial para tripudiar e provocar o rival.
Na manchete principal, o clube estampou que deu férias ao maior rival, numa referência ao fato de o time ficar sem calendário para o resto de 2013. "Galo dá férias para o maior rival", diz o título do site.
Comentários