icon search
icon search
home icon Home > esportes
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

ESPORTES

O que pode acontecer se o Treze for rebaixado do Campeonato Paraibano 2023?

Treze vai ser julgado pelo TJDF-PB nesta sexta-feira e corre risco de rebaixamento. Sousa, Botafogo-PB, São Paulo Crystal e Queimadense podem se beneficiar de eventual condenação do Galo.

Publicado em 05/05/2023 às 9:19


                                        
                                            O que pode acontecer se o Treze for rebaixado do Campeonato Paraibano 2023?
(Arte: Cisco Nobre / Jornal da Paraíba)

Atual campeão do Campeonato Paraibano, o Treze será julgado nesta sexta-feira, a partir das 16h, em João Pessoa, pela 2ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB). O Galo é acusado de ter infringido a legislação desportiva, no tocante a ter entrado com uma ação na Justiça Comum antes de esgotadas as instâncias desportivas. Com isso, o clube pode acabar sendo excluído da competição deste ano, perdendo o título e sendo, até, rebaixado. E o Jornal da Paraíba, decidiu, então, apresentar algumas hipóteses do que pode acontecer caso o Alvinegro de Campina Grande seja mesmo condenado.

Primeiro é importante entender que foi o procurador do TJDF-PB, Allisson Carlos Vitalino, quem acatou a denúncia do São Paulo Crystal, acusando o Galo de infringir o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e a Constituição Federal ao ir à Justiça Comum antes de esgotar todas as instâncias desportivas, quando contestou a determinação de torcida única na final do Campeonato Paraibano, contra o Sousa.

Diante da Notícia de Infração feita pelo Tricolor, acatada pela Procuradoria do TJDF-PB, agora outros clubes estão de olho e, de certo modo, envolvidos com o resultado do julgamento, que, é bom lembrar, pode ser questionado posteriormente em instâncias superiores, como o Pleno do TJDF-PB e mesmo o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O que acontece se o Treze for rebaixado do Paraibano 2023 pelo TJDF-PB?

Antes de tudo, é importante esclarecer que o próprio presidente do TJDF-PB, Hermano Gadelha, já fez questão de explicar que o Tribunal só terá o poder de decidir se o Treze merece ou não ser excluído do Campeonato Paraibano 2023. Segundo o chefe máximo do Tribunal, as consequências disso para a competição — como, por exemplo, uma reorganização da classificação final da disputa — ficam a cargo da Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB).

Sendo assim, as hipóteses levantadas a seguir são baseadas apenas em um cenário ainda hipotético em que o Treze seja condenado, consequentemente rebaixado, e a FPF-PB entenda que cada um dos outros nove times que disputaram o estadual deste ano suba uma posição na tabela.

+ Presidente do Sousa, Aldeone Abrantes avalia: "Se o direito for julgado, o Treze está eliminado"

+ Pedro Alves analisa: "Duvido algum tribunal tirar esse título do Treze"

SOUSA CAMPEÃO?

O primeiro interessado na exclusão do Treze do Paraibano 2023 — e seu consequente rebaixamento — é o Sousa, vice-campeão do estadual deste ano. Caso o Galo seja condenado em todas as instâncias, o Dinossauro pode ficar com o título do Paraibano e ganhar ainda uma vaga direta na fase de grupos da Copa do Nordeste de 2024.


				
					O que pode acontecer se o Treze for rebaixado do Campeonato Paraibano 2023?
Sousa pode ser vice-campeão | Foto: Reprodução / Redes Sociais. Foto: Reprodução / Redes Sociais

BOTAFOGO-PB NA COPA DO BRASIL 2024?

Outro que está de olho em toda a situação é o Botafogo-PB. Caso o Treze seja rebaixado pela Justiça Desportiva, o Botafogo-PB, que terminou o Paraibano na terceira colocação, pode herdar o vice-campeonato e ganhar uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano, ao lado do Dinossauro

SÃO PAULO CRYSTAL COM DUAS CLASSIFICAÇÕES?

O São Paulo Crystal, que foi quem fez a Notícia de Infração junto ao TJDF-PB, também tem interesse na queda do Galo, porque, se isso se confirmar, o Tricolor, quarto colcoado geral ao fim do estadual, pode ficar com a terceira posição e, desse modo, herdar uma vaga na Série D e na fase preliminar da Copa do Nordeste do ano que vem.

QUEIMADENSE SE MANTÉM NA ELITE?

A Queimadense também torce para uma condenação do Treze. Pois, assim, com o eventual rebaixamento do Galo, o Carcará, que acabou o torneio na vice-lanterna, pode escapar da queda, já que em seu lugar entraria o Alvinegro de Campina Grande.

NACIONAL DE PATOS, CAMPINENSE E ATÉ CSP DE OLHO

Outros três clubes ainda estão olhando toda essa questão jurídica, mas de mais longe: o Nacional de Patos, o Campinense e até o CSP têm chance de se beneficiar de uma eventual condenação e de um consequente rebaixamento do Treze no Campeonato Paraibano.

Para o Nacional de Patos, a questão é a menos complicada das três. O Canário pode herdar a quarta posição do estadual, caso o Treze seja rebaixado. Subindo para essa colocação, o Alviverde pode ter facilitada a sua classificação para uma competição nacional no próximo ano. É que, no momento, o único meio de o clube garantir calendário nacional em 2024 é conseguindo o acesso na Série D deste ano, já que não conseguiu via estadual.

Mas, se o Treze for rebaixado e o Naça subir mesmo para a quarta colocação do Paraibano, então precisaria "apenas" que um dos outros dois times paraibanos que disputam a 4ª divisão nacional (Campinense ou Sousa) suba de divisão; assim os nacionalinos garantem vaga na Série D de 2024 junto com o São Paulo Crystal.


				
					O que pode acontecer se o Treze for rebaixado do Campeonato Paraibano 2023?
Campinense tem chance de se beneficiar com eventual rebaixamento do Treze | Foto: Estefinho Francelino. Foto: Estefinho Francelino

A situação do Campinense, sexto colocado geral, é parecida com a do Nacional de Patos. Se o Treze for rebaixado, a Raposa pode, além de ver seu rival cair de divisão no estadual, subir para a quinta posição e, assim, também ter facilitada a sua vida em busca de calendário nacional em 2024. O Rubro-Negro continuaria dependendo apenas do seu próprio acesso para disputar a Série C no próximo, mas, se não conseguir isso, ainda assim, iria à Série D de 2024 contando "apenas" com os acessos de Nacional de Patos e Sousa na Série D deste ano.

Por fim, o CSP vive a expectativa pelo mais improvável dos benefícios com um eventual rebaixamento do Treze. Se o Galo for mesmo condenado e cair de divisão no estadual, o Tigre pode passar da sétima para a sexta colocação geral, garantindo vaga na Série D de 2024, desde que Campinense, Nacional de Patos e Sousa subam juntos da Série D deste ano para a C do próximo ano. Porque, nesse cenário, dos cinco times que ficariam acima do CSP na classificação final do estadual, quatro já teriam vagas no Brasileirão de 2024 (Botafogo-PB na C ou na D, Sousa, Nacional e Campinense na C) e então o Tigre se juntaria ao São Paulo Crystal como representantes na Série D.

Imagem

Pedro Alves

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp