ESPORTES
Vale a final
Coritiba aposta no retrospecto jogando no estádio Couto Pereira para chegar pelo segundo ano à final da Copa do Brasil.
Publicado em 20/06/2012 às 6:00
Na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2009, quando o Coritiba terminou o ano de seu centenário rebaixado, o Couto Pereira virou uma praça de guerra devido à revolta de seus torcedores. Para a partida das 21h50 desta quarta-feira, o termo volta a ser usado, mas apenas por motivos esportivos: Coxa e São Paulo protagonizarão um acirrado confronto para definir um dos finalistas da Copa do Brasil.
Neste duelo, os visitantes estão na frente. Mesmo com um jogador a menos, o Tricolor venceu no Morumbi por 1 a 0 e só não avançará se perder por mais de um gol de diferença ou for derrotado por 1 a 0 e fracassar na decisão nos pênaltis. O adversário paranaense, por sua vez, terá a seu favor um estádio lotado.
A tradição recente também beneficia os anfitriões. Vice-campeão no ano passado, a equipe comandada pelo técnico Marcelo Oliveira, vencedor dos três últimos Estaduais, ganhou seus dez últimos jogos em casa no torneio – mesmo quando perdeu o título para o Vasco em 2011, venceu.
O São Paulo, por sua vez, não chega a uma final desde a derrota na decisão da Libertadores de 2006 diante do Inter. E não vence uma final desde o Mundial de 2005. Na Copa do Brasil, título que nunca conquistou, só chegou à decisão uma vez, e foi derrotado pelo Cruzeiro. Além disso, existe o trauma da desclassificação nas quartas de final do ano passado para o Avaí, perdendo por 3 a 1 em Florianópolis após ganhar por 1 a 0 no Morumbi.
Sem Paulo Miranda, que cumpre suspensão por ter sido expulso na ida, pode optar pelas entradas de Edson Silva e Bruno Uvini ao lado de Rhodolfo e sacar Casemiro, que decepcionou ao enfrentar o Coritiba no Morumbi.
Comentários