Pauta antidemocrática, ataques e agressões fazem Bolsonaro e apoiadores perderem a razão

Em Brasília, as manifestações do 7 de setembro começaram mal, com “bolsonaristas” furando bloqueio da PM e invadindo a Esplanada dos Ministérios. 

Pauta antidemocrática, ataques e agressões fazem Bolsonaro e apoiadores perderem a razão
Apoiadores de Bolsonaro furam bloqueio e invadem Esplanada dos Ministérios em Brasília. Foto: Cristiano Mariz / Agência O Globo

Se as manifestações tivessem objetivos democráticos, com reivindicações que pudessem ser resolvidas “nas quatro linhas” (para usar um termo do presidente Bolsonaro), com questionamentos às decisões e não ataques às instituições e pessoas, elas seriam bem-vindas.

Mas começam mal quando se usa o direito de manifestação para reivindicar rupturas, a adoção de um modelo autocrático e intervenção militar. “Reivindicações” que são inconstitucionais. Tudo que esse país não precisa e não quer.

Simulando pedir liberdade de expressão, o presidente Bolsonaro quer “liberdade” para fazer o que quer, dizer o que pensa, decidir baseado no sua simulação de conservadorismo e anticorrupção. Envolve muitos fanáticos que acham que estão indo às ruas para defender a liberdade e o sistema democrático.

Em outra época, essa era a mesma justificativa. Não demorou para essas mesmas pessoas perderam o direito de falar. Espera-se que, dessa vez, a loucura seja freada por um frente democrática, formada por instituições, leis, líderes nacionais e internacionais.

Invasão da Esplanada

As manifestações também começaram mal porque, em Brasília, já teve infração, quebra-quebra e desrespeito as regras. Ontem (06), apoiadores de Bolsonaro furaram bloqueio da PM e invadiram com veículos a Esplanada dos Ministérios.

De acordo com o G1, o esquema de segurança do governo do Distrito Federal não permitia a entrada de veículos no local.

O site registrou ainda que caminhoneiros e demais manifestantes estavam parados na altura da estação rodoviária, quando, por volta das 20h, pressionaram policiais para ultrapassar o bloqueio e conseguir acesso. Grades de segurança ao longo da via foram retiradas pelo grupo.

Manifestantes e caminhões estavam na altura do Palácio do Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, nas proximidades do Congresso Nacional. Policiais impediam a passagem para que o grupo não chegasse à Praça dos Três Poderes.

O golpe para quem quer soberano 

A paixão é tanta que é difícil muitos entenderem que o problema não é defender um presidente, é defender que ele golpeie a democracia brasileira por ser incapaz de dialogar, contra-argumentar, ser questionado e fiscalizado. Características dos despóticos.

Com argumentos democráticos, lutam para derrubar a democracia. Assim começam as ditaduras. Felizmente, muitos já não se deixam enganar. Porque paixão, quando não é cega, passa. Foi assim também com os líderes populistas de outros “vieses” ideológicos.

Em resumo, a pauta antidemocrática, estimulada pelo presidente, contamina as qualquer manifestação democrática. Ataques, agressões e descontrole fazem manifestantes perderam o direito à livre expressão. Fazem eles perderem a razão, em todas as suas perspectivas.