Previsão do tempo para o fim de semana, na Paraíba

Veja a previsão do tempo para todas as regiões da Paraíba.

Centro Histórico de João Pessoa | Foto: Divulgação

A previsão do tempo para o fim de semana na Paraíba, é de que, no sábado, o tempo permaneça quente e abafado, com possibilidade da ocorrência de chuvas passageiras e localizadas sobre a faixa leste e, nas demais regiões poderão ocorrer alguns eventos de chuva isolados.

Nesta matéria: 

No Litoral, no sábado (24), a previsão é de chuvas pontuais no Litoral, Brejo e Agreste, e chuvas isoladas tarde e noite no Cariri/Curimataú, Sertão e Alto Sertão.

  • Litoral: mínima de 25º C e máxima em 31º C
  • Brejo: mínima de 20º C e máxima em 28º C
  • Agreste: mínima de 22º C e máxima em 30º C
  • Cariri/Curimataú: mínima de 21º C e máxima em 31º C
  • Sertão: mínima de 23º C e máxima em 35º C
  • Alto Sertão: mínima de 22º C e máxima em 34º C

Previsão do tempo na Paraíba: João Pessoa e Campina Grande

No sábado (24) e domingo (25), em João Pessoa, a previsão é de sol com algumas nuvens, devendo chover rápido durante o dia e à noite. A temperatura varia entre 25º C e 31º C.

Em Campina Grande, a temperatura varia entre 23º C e 30º C no sábado, com previsão de sol e aumento de nuvens de manhã, com pancadas de chuva à tarde e à noite. No domingo, a temperatura varia entre 23º C e 29º C, mantendo a previsão do sábado.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a avaliação é feita com base em dados atmosféricos (precipitação, ventos, umidade relativa do ar, pressão atmosférica, entre outros), que são observados em estações meteorológicas, em modelos numéricos de previsão, em imagens de satélite e em radares meteorológicos.

As estações automáticas captam dados a cada hora, já as estações convencionais capturam os dados três vezes ao dia. Esses dados são recebidos nos distritos de meteorologia, que os processa e envia as informações para a sede do Inmet, em Brasília. Lá, os dados são armazenados em um banco de dados oficial, processados, e enviados por satélite para todo o mundo.

Dados de satélite são usados para a previsão do tempo
Dados de satélite são usados para a previsão do tempo

A partir dos dados coletados, são feitas simulações em supercomputadores que usam os modelos numéricos para avaliar como o tempo vai se comportar em um intervalo de até 174 horas.

No caso da análise a curto prazo, são avaliadas imagens de satélite disponíveis em canais infravermelho, visível, e vapor de água. Essas imagens são geradas a cada 10 minutos, de hora em hora, ou a cada três horas. Para isso, os meteorologistas analisam também os radares meteorológicos, que fornecem as condições reinantes em um período e em uma área menor do que a dos modelos numéricos.

Na Paraíba, os dados são divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), localizada em Campina Grande, e responsável pelo gerenciamento dos recursos hídricos subterrâneos e superficiais de domínio do Estado, de águas originárias de bacias hidrográficas localizadas em outros estados e que sejam transferidas para a Paraíba por obras do Governo Federal.

A Aesa também divulga o balanço de chuvas no estado, o volume dos açudes, a vazão dos rios e vários outros serviços e dados importantes para a climatologia estadual, como o Sistema de Informações Geográficas (SIG-AESA). A Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) também é parceira na captação de dados para elaboração do balanço na Paraíba, por meio da sua rede de coleta de dados pluviométricos espalhada em todo o estado.