Eclipse solar total pode ser visto na Paraíba? Entenda fenômeno e como observar

Durante o eclipse será possível observar não apenas os planetas próximos ao Sol, mas também há chance de avistar um cometa. No entanto, sem o uso de telescópios pode ser uma tarefa desafiadora.

Foto: Gopalswamy / Nasa

Um evento astronômico marcante está prestes a acontecer nesta segunda-feira (8): o Grande Eclipse da América do Norte. Entenda o fenômeno abaixo e como acompanha-ló na Paraíba.

O que é um eclipse total?

Diferentemente do eclipse parcial que ocorreu na região em outubro do ano passado, este será um eclipse total, no qual a Lua encobrirá completamente o Sol, transformando brevemente o dia em noite.

O que podemos ver neste eclipse?

O astrônomo Marcelo Zurita explica que durante esse fenômeno, será possível observar não apenas os planetas próximos ao Sol, como Júpiter, Saturno e Marte, mas também há a chance de avistar o cometa 12P Ponsbrooks, conhecido como “cometa do diabo” devido ao seu brilho fraco.

No entanto, para os observadores do céu na Paraíba, não será possível testemunhar esse espetáculo natural diretamente.

“Talvez seja o eclipse mais visto de todos os tempos. Em compensação, talvez não seja tão bem visto assim, porque o tempo amanheceu fechado, em grande parte da região do México e dos Estados Unidos, onde seria os melhores lugares para se observar esse eclipse”, disse Marcelo.

E para aqueles que estão em uma boa localização, ver o eclipse dará trabalho. Marcelo explica que localizá-lo no céu sem o uso de telescópios pode ser uma tarefa desafiadora.

Onde podemos acompanhar o eclipse?

Embora o eclipse não seja visível na região, Zurita oferece uma alternativa para acompanhar o evento na Paraíba: uma transmissão online que será realizada pelo canal do Olhar Digital a partir das 14 horas. Durante a transmissão, serão exibidas imagens fornecidas pela NASA e pela Time and Date, instituição internacional que monitora o tempo mundial, permitindo aos observadores brasileiros desfrutarem do eclipse através de comentários em português.

A NASA também oferecerá cobertura em suas redes sociais e canais oficiais para acompanhar o eclipse solar total. O fenômeno começará no Oceano Pacífico Sul e percorrerá a América do Norte, atravessando o México, Estados Unidos e Canadá.

“Enquanto o Grande Eclipse encanta espectadores em outras partes do continente, os interessados na Paraíba poderão aproveitar a transmissão para vivenciar esse momento único no céu, mesmo que à distância”, ressalta Marcelo.