icon search
icon search
home icon Home > meio ambiente
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MEIO AMBIENTE

Geminídeas: saiba como observar última chuva de meteoros do ano na Paraíba

Meteoros são brilhantes e super coloridos. Na Paraíba, o melhor horário para observar as estrelas é entre 23h e 3h.

Publicado em 14/12/2022 às 16:14 | Atualizado em 14/12/2022 às 17:37


                                        
                                            Geminídeas: saiba como observar última chuva de meteoros do ano na Paraíba
Geminídeas em Ingá (PB), em dezembro de 2015. — Foto: Marcelo Zurita

Todo ano, em meados de dezembro, chega a época da chuva de meteoros Geminídeas, conhecidos por serem brilhantes e super coloridos. Essa é a última chuva do ano e pode ser vista a olho nu em qualquer lugar do país. Na Paraíba, o melhor horário para observar o fenômeno é entre 23h e 3h, e os melhores locais estão no interior do estado, afastados dos grandes centros urbanos. Na madrugada desta quinta-feira (15), a expectativa é de 10 a 15 meteoros caindo por hora.

De acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação de Astronomia da Paraíba, o pico de intensidade da queda das “estrelas cadentes” foi na madrugada desta quarta-feira (14), com uma média de 25 meteoros caindo por hora. O fenômeno pode continuar a ser visto, com menor volume de estrelas, até o dia 20 de dezembro. Isso ocorre porque, neste ano, a luminosidade da lua está maior.

"Ela está vigente entre 4 e 20 de dezembro. É uma das melhores chuvas de meteoros do ano, podendo apresentar acima de 100 meteoros por hora", diz Zurita. No entanto, neste ano, entretanto, o brilho da Lua, 70% iluminada, vai ofuscar grande parte dos meteoros. "Para a noite passada, noite da máxima do fenômeno, eram esperados até 25 meteoros por hora”, explicou Zurita.

Recomenda-se procurar um local o mais escuro possível para facilitar a observação dos meteoros mais tênues", recomenda Zurita.

Para ver as estrelas cadentes, conhecidas por serem brilhantes e supercoloridas, não é necessário nenhum equipamento especial, como telescópios ou luneta. "Esses meteoros são geralmente esverdeados, mas os mais brilhantes podem se tornar amarelados no final", afirma Zurita.

Geminídeas têm origem rara

As Geminídeas talvez seja o único caso conhecido de ter como origem um asteroide e não um cometa. O asteroide chama-se 3200 Phaethon e tem algumas particularidades interessantes. Ele foi o primeiro asteroide descoberto por um telescópio espacial, o satélite IRAS em 1983, sete anos antes do Hubble ser lançado.

O 3200 Phaethon tem uma característica peculiar, ele é o asteroide conhecido que mais se aproxima do Sol, chegando a uma distância de 21 milhões de km, ou apenas um terço da distância de Mercúrio ao Sol. Quando ele chega a esta distância, estima-se que a temperatura em sua superfície atinja algo como 750º centígrados.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (14) em João Pessoa, a previsão é de sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. A temperatura mínima é de 24ºC e máxima de 31ºC.

Na quinta-feira (15) em João Pessoa, a previsão é de sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade. A temperatura mínima é de 24ºC e a máxima de 32ºC.

Já no fim de semana, sábado 917) e domingo (18), a previsão é de sol, com chuva de manhã e diminuição de nuvens à tarde. Noite com pouca nebulosidade. A temperatura mínima é de 24ºC e a máxima de 31ºC. Os dados são do Climatempo.

Imagem

Lua Lacerda

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp