MEIO AMBIENTE
Onda de calor não chega à Paraíba, mas termômetros podem chegar a 36ºC na primavera
De acordo com informações da meteorologista Marle Bandeira, não vai haver um aumento nas temperaturas médias no estado por conta da onda de calor, mas o Alto Sertão e o Sertão podem chegar a 36ºC.
Publicado em 18/09/2023 às 17:20
Alguns estados brasileiros devem ter temperaturas aumentadas consideravelmente nas próximas semanas, por conta de uma onda de calor que chegará ao território nacional. No entanto, de acordo com a meteorologista Marle Bandeira, a Paraíba não vai ser afetada pelo fenômeno natural. Mesmo assim, isso não impede que altas temperaturas sejam sentidas nos próximos meses, com a chegada da primavera.
De acordo com a meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), tanto no Alto Sertão quanto no Sertão do estado, a temperatura máxima pode chegar a 36ºC. Em outras subdivisões do estado, como o Cariri, as temperaturas podem chegar aos 33ºC, o Agreste e o Brejo aos 29ºC e, por último, o litoral deve estar na casa dos 31ºC.
Marle Bandeira explicou que a Paraíba vem de um período de inverno considerado mais quente que o habitual, com 1ºC e 1,5ºC de temperatura superior que na média feita anteriormente. No entanto, a partir do próximo sábado (23), quando começa a primavera, as altas temperaturas não têm relação com a onda de calor no restante do Brasil e a temperatura não é considerada fora do previsto.
Onda de calor no Brasil
Conforme previsão do 'MetSul', um serviço especializado em previsão do tempo, a onda de calor que vai atingir parte do território brasileiro vai ser mais intensa em alguns estados, principalmente do Centro-Oeste e Sudeste, podendo provocar as maiores temperaturas do mês de setembro e até quebrar recordes em alguns lugares.
A onda de calor acontece porque uma massa de calor extremamente quente vai cobrir o país. O pico de calor deve acontecer entre o próximo final de semana e o começo da outra.
A previsão indica que temperaturas em torno de 40ºC serão registradas, nas seguintes localidades:
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- São Paulo
- Mato Grosso
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
- Goiás
- Distrito Federal
- Rondônia
- Amazonas
- Pará
- Tocantins
- Bahia
- Piauí
- Maranhão
No Nordeste, apenas Bahia, Piauí e Maranhão vão sofrer um aumento de temperaturas condicionado pela onda de calor.
Comentários