icon search
icon search
home icon Home > meio ambiente
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MEIO AMBIENTE

Outono na Paraíba inicia com chuvas na média e previsão estável de temperaturas

Enquanto Litoral e Agreste têm pico de chuvas entre abril e julho, Cariri e Sertão seguem com precipitações iniciadas em fevereiro.

Publicado em 20/03/2025 às 6:15


				
					Outono na Paraíba inicia com chuvas na média e previsão estável de temperaturas
Aesa prevê outono sem extremos na Paraíba. Foto: Divulgação

O outono teve início no Hemisfério Sul nesta quinta-feira (20), às 6h02, e seguirá até 20 de junho, às 23h42. Na Paraíba, a estação marca o começo do período mais chuvoso no Agreste, Brejo e Litoral, enquanto no Cariri, Curimataú e Sertão, o ciclo de chuvas já está em andamento.

Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), as chuvas devem ficar dentro da média histórica em todo o estado, sem previsão de eventos extremos, como secas prolongadas ou volumes anormais de precipitação.

De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Aesa, os sistemas responsáveis pelas chuvas no período são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), típicos da estação. “No Agreste, Brejo e Litoral, o período mais úmido ocorre entre abril e julho. Já no Cariri, Curimataú e Alto Sertão, as chuvas começaram em fevereiro e seguem até maio”, explicou.

LEIA TAMBÉM:

O fenômeno La Niña, que atuava recentemente, está em fase de transição para neutralidade e, conforme a Aesa, não deve afetar o regime de chuvas no estado.

Quanto às temperaturas, a previsão é de estabilidade: os termômetros devem registrar padrões dentro da média histórica, sem quedas significativas ou mudanças radicais até o início do inverno. “Não há expectativa de variações extremas neste período”, reforçou a meteorologista.

Imagem

Janinne Vivian

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp