MEIO AMBIENTE
Paraíba registra 310 raios em 24 horas; já são mais de 85 mil em 2025
Janeiro de 2025 já apresenta um aumento de 37% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Estado já soma mais de 85 mil raios em 2025.
Publicado em 04/02/2025 às 17:21 | Atualizado em 04/02/2025 às 19:33
Nas últimas 24 horas, a Paraíba registrou 310 raios. A capital João Pessoa teve 33 registros no mesmo período. Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Em janeiro de 2025, o estado já contabilizou mais de 85 mil raios, marcando um aumento de 37% em comparação com o mesmo mês de 2024.
Especialistas alertam que esse aumento pode continuar nos próximos dias, devido à previsão de instabilidade atmosférica causada pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), sistema meteorológico que favorece a formação de nuvens carregadas e chuvas intensas.
Os números registrados até agora em 2025 seguem a tendência de alta observada em 2024, ano em que a Paraíba teve o maior número de raios dos últimos cinco anos, com mais de 460 mil descargas atmosféricas. Esses números são de um monitoramento da concessionária de energia Energisa Paraíba.
Alerta de chuvas intensas
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuvas intensas - sendo dois amarelos de perigo potencial e um laranja de perigo. Todos os municípios paraibanos estão sob alerta amarelo e ainda 25 deles, incluindo João Pessoa, estão sob alerta laranja. O aviso foi publicado nesta terça (4) e se estende até quarta-feira (5).
O alerta laranja (alto grau de perigo) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Nessas áreas, ainda existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Já para os municípios que estão sob o alerta amarelo (perigo potencial), pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40-60 km/h.
João Pessoa enfrentou alagamentos nesta manhã devido a uma forte chuva que caiu sobre a cidade, afetando principalmente a Avenida Dom Pedro II, nos Bancários e nas proximidades do Mercado da Torre. A Semob registrou pontos de acúmulo de água na principal via dos Bancários e na área ao redor do Ibama.
As descargas atmosféricas representam um grande perigo para pessoas, animais e estruturas elétricas. Para minimizar os riscos durante tempestades, especialistas recomendam uma série de precauções.
- Desconecte eletrodomésticos da tomada para evitar danos elétricos;
- Evite o uso de aparelhos ligados à rede elétrica, como televisões e computadores;
- Caso perceba que alguma parede está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela;
- Não realize manutenções elétricas durante chuvas e tempestades;
- Não se abrigue debaixo de árvores, pois elas podem atrair raios;
- Evite áreas abertas, como campos de futebol, praias e piscinas;
- Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Mantenha distância de antenas, postes e locais elevados;
- Em situações envolvendo a rede elétrica, não se aproxime de fios caídos e entre em contato com a Energisa Paraíba.
Para ocorrências graves, como incêndios ou acidentes causados por raios, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.
Com o aumento das descargas elétricas e a previsão de tempo instável nos próximos dias, seguir essas recomendações pode ser essencial para garantir a segurança e evitar acidentes.
Comentários