icon search
icon search
home icon Home > meio ambiente
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MEIO AMBIENTE

Superlua dos Cervos: o que é o fenômeno e como observar na Paraíba

Superlua tem esse nome porque coincide com o nascimento dos novos chifres dos cervos machos que passam a surgir no início do verão do Hemisfério Norte.

Publicado em 03/07/2023 às 15:09


                                        
                                            Superlua dos Cervos: o que é o fenômeno e como observar na Paraíba
Superlua dos Cervos pode ser observada nesta quarta-feira (13). Foto: Fernando Menezes

A Superlua dos Cervos ocorre na noite desta segunda-feira (3). Saiba o que é uma superlua, qual a diferença entre a lua cheia, o porquê desse nome e se esse fenômeno pode ser observado na Paraíba.

O que é a superlua

O termo "superlua" foi usado pela primeira vez em 1979 pelo astrônomo Richard Nolle e define um fenômeno em que a Lua está em sua máxima aproximação da Terra ao mesmo tempo que está cheia, o que segundo o Astrônomo amador e integrante da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, é chamado de lua cheia no perigeu.

A aproximação com a Terra se dá pelo formato elíptico da órbita lunar, um círculo um pouco achatado, significando que a distância da Lua em relação à Terra varia com o tempo, podendo estar mais longe ou mais próxima.

Por que ela é 'super'?

Como a órbita da Lua é uma elipse, a mesma tem dois pontos importantes, o apogeu e perigeu.

O apogeu se refere à posição de máxima distância em relação ao planeta. Já o perigeu é posição de máxima aproximação entre esses astros. 

Durante o perigeu, a Lua está a cerca de 362 mil quilômetros da Terra, o que faz ela parecer 17% maior e 30% mais brilhante, causando a superlua. E no apogeu, a distância é 405 mil quilômetros, causando a micro lua.

Como observar a superlua na Paraíba

A Lua ascende após o sol se pôr. Para ver a superlua basta olhar para o leste, e o melhor local para observar a lua nascendo é na praia ou em locais elevados, com boa visão do horizonte.

Na Paraíba, segundo a previsão do tempo da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), a noite vai ser de chuvas, o que pode dificultar os paraibanos de verem o fenômeno.

A Associação Paraibana de Astronomia geralmente realiza atividades para companhar o fenômeno por telescópio, mas isso não irá ocorrer para não danificar os equipamentos por causa da chuva.

Porém, a superlua dos cervos é a primeira de 4 luas cheias consideradas superluas. "Serão duas superluas em agosto, a próxima dia 1º de agosto e outra dia 30. E no dia 28 de setembro também deverá ser uma superlua", afirma Zurita.

Qual a diferença entre superlua e lua cheia

A superlua ocorre quando a lua está mais próxima da Terra, aparentando estar maior e mais brilhante. A lua cheia é uma das fases da Lua, junto com as luas crescente, nova e minguante.

Superlua dos Cervos

Esse fenômeno recebe esse nome, de acordo com a Nasa, porque coincide com o nascimento dos novos chifres dos cervos machos que passam a surgir nas testas dos animais no início do verão do Hemisfério Norte. De acordo com Zurita, são termos utilizados para diferenciar uma lua cheia de outra.

Outros fenômenos lunares

De acordo com o Farmer's Almanac, ainda em 2023, teremos: 

  • 3 de julho: Lua dos Cervos
  • 1º de agosto: Lua de Esturjão
  • 30 de agosto: Lua Azul
  • 29 de setembro: Lua Cheia
  • 28 de outubro: Lua do Caçador
  • 27 de novembro: Lua do Castor
  • 26 de dezembro: Lua Fria
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp