icon search
icon search
home icon Home > meio ambiente
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

MEIO AMBIENTE

Volume do Açude de Boqueirão sobe mais de 1 metro em 20 dias

Açude de Boqueirão recebeu quase 20 milhões de metros cúbicos de água desde 1º de março, segundo Dnocs.

Publicado em 21/03/2023 às 16:17


                                        
                                            Volume do Açude de Boqueirão sobe mais de 1 metro em 20 dias
Açude de Boqueirão - Foto: Divulgação

O volume do Açude Epitácio Pessoa, localizado no município de Boqueirão, subiu 1,02 metro na lâmina d’água entre 1º de março e esta terça-feira (21). Os dados fazem parte do monitoramento feito pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Nesse mesmo intervalo de 20 dias, o reservatório recebeu quase 20 milhões de metros cúbicos de água, passando de 152.331.458 metros cúbicos para 171.922.753 metros cúbicos.

Somente nas últimas 48 horas, a recarga foi de mais de 17 milhões de metros cúbicos de água.

Já entre a segunda-feira (20) e esta terça-feira, as últimas 24 horas, o volume do manancial passou de 168.446.651 m³ para 172.580.687 m³.

A grande recarga de água no manancial é resultado das chuvas intensas que caíram no Cariri paraibano (veja mais abaixo a previsão do tempo para os próximos meses). Por causa delas, o açude voltou a alcançar a marca de 36,99%, quase 7% a mais do que o índice registrado no começo de 2023, de 30%.

Veja a previsão do tempo para o Outono na Paraíba

A última segunda-feira (20) marcou o fim do verão e a chegada do outono nos países do hemisfério sul. Em 2023, na Paraíba, a previsão é de chuvas nesta época do ano. A estação deve durar até o dia 21 de junho.

Segundo a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas no estado da Paraíba (Aesa), as regiões do Cariri/Curimataú, Alto Sertão e Sertão encontram-se em seu período chuvoso durante o outono. No Agreste, Brejo e Litoral, tem início o período mais chuvoso, nos meses de abril a julho.

Ainda conforme a Aesa, os principais sistemas meteorológicos indutores de chuva nesta época do ano são a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL).

"A combinação das altas temperaturas com o alto teor de umidade de presente no ar deverá contribuir para a ocorrência de pancadas de chuva isoladas nas regiões do Alto Sertão, Sertão e Cariri/Curimataú , principalmente nos períodos da tarde e da noite. Nas demais regiões poderão ocorrer chuvas a qualquer hora", diz a meteorologista.

O outono é considerada uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.

De acordo com o Inmet, neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

Na parte norte das regiões Nordeste e Norte ainda é época de muita chuva, principalmente se houver a persistência do sistema atmosférico denominado Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mais ao sul de sua faixa de atuação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp