icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Análise exclusiva mostra projeção de candidatos nas redes sociais

Pesquisa feita pelo Paraíba1 no Orkut, Twitter, Facebook e Youtube mostra desenvoltura dos candidatos ao Governo do Estado entre internautas. Ricardo Coutinho lidera preferência.

Publicado em 28/09/2010 às 7:10 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:34

Jorge Barbosa

As redes sociais, como Orkut, Twitter e Facebook, estão sendo amplamente usadas nestas eleições pelos eleitores e os candidatos. Neste universo, o candidato do PSB, Ricardo Coutinho, tem se destacado. Em comparação com seus adversários, o socialista possui um número superior de seguidores em todos esses sites, além de ter uma atuação mais intensa, isso é o que mostra uma das análises que será divulgada pelo Paraíba1 esta semana.

O governador e candidato à reeleição, José Maranhão (PMDB), está presente em todas as redes, mas com menor aceitação e possui o maior número de comunidades negativas no Orkut. O candidato Nelson Júnior, do PSOL, tem uma atuação mais discreta. As informações foram captadas nos dias 20 e 21 de setembro e foram consideradas apenas comunidades com pelo menos dois integrantes.

De acordo com o levantamento, no Orkut, dentre os 3 candidatos ao governo da Paraíba analisados, a presença de Maranhão e Coutinho é forte, enquanto Nelson Júnior nem sequer aparece. O peemedebista aparece em 23 comunidades negativas que reúnem 2.828 participantes. São espaços criados apenas para criticar o candidato ou a figura política. Em comunidades positivas, ele aparece em 37, que juntas somam 10.714 membros , além de cinco neutras, com 187 membros.

Já Ricardo Coutinho aparece em nove comunidades negativas, que reúnem apenas 471 participantes. A favor existem cerca de 43 comunidades, unindo em torno do seu nome um total de 19.886 internautas. Existem ainda nove neutras, que não criticam e nem elogia, mas que reúnem 152 membros. No Orkut, Coutinho possui uma aceitação bem maior do que o seu adversário.

Nesse ambiente, candidato José Maranhão possui um perfil oficial, uma comunidade oficial e a Conexão15 possui um perfil oficial com baixa participação dos membros e amigos. Ricardo Coutinho também possui apenas uma comunidade oficial na rede, com razoável participação dos membros.

Facebook

Tanto José Maranhão como Ricardo Coutinho possuem perfis no Facebook, que é o site de relacionamentos mais acessado em todo o mundo. Em sua página oficial, Maranhão possui 57 amigos e cerca de 101 pessoas “curtiram” seu espaço. A última postagem realizada em julho, o que mostra que ele não utiliza com frequência.

Diferentemente, Ricardo Coutinho possui um perfil oficial e coloca conteúdo regularmente. O seu Facebook possui 1.599 amigos, com forte participação, ou seja, comentando ou “curtindo” as postagens. Destes, cerca de 193 pessoas “curtiram” sua página na rede. Ricardo Coutinho explora o espaço com mais frequência, postando algum assunto com certa regularidade.

Twitter

No micro-blog Twitter, Ricardo Coutinho (@RealRCoutinho) novamente é o candidato ao governo que possui o número de seguidores. O socialista usa a ferramenta com frequência, segundo apurou a pesquisa. O perfil (@reporter_40), apesar de ter poucos seguidores, twitta frequentemente novidades da campanha.

O candidato José Maranhão (@ze_maranhao15) também está presente no twitter pessoal, mas não twitta com frequência e tampouco interage com seus seguidores. Já o perfil (@conexao15) está sempre publicando novidades da campanha e interagindo com os seguidores. O candidato Nelson Júnior (@profnelson50) utiliza a ferramenta, mas não interage com os seguidores e tem apenas 90 seguidores.

Youtube

Em busca de propaganda e de atrair eleitores, os dois principais candidatos aos governo paraibano também estão explorando o Youtube – portal para exposição de vídeos. O canal de Coutinho publica vídeos com frequência. O conteúdo é formado por bastidores de programas programas exibidos no guia eleitoral e outros. Possui bom número de visualização e comentários.

Já o canal utilizado pelo candidato José Maranhão, conforme foi levantado pela pesquisa do Paraíba1, publica vídeos da campanha com baixo índice de comentários e participação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp