Box repõe discos essenciais de Jards Macalé no mercado

Jards Macalé tem três discos essenciais: Jards Macalé (1972), Aprender a Nadar (1974) e Contrastes (1977).

Contrastes foi relançado no ano passado pela Som Livre. Jards Macalé e Aprender a Nadar, lançados originalmente pela Philips, acabam de voltar ao mercado no box de CDs Anos 70, do selo Discobertas, do pesquisador e produtor musical Marcelo Fróes.

Com seu selo, Fróes tem reposto no mercado dezenas de discos muito importantes. Os de Macalé somam-se a esse trabalho.

Conheci Macalé cantado por Gal Costa. Hotel das Estrelas, Mal Secreto, Valor Barato. Depois, com seu violão e arranjos no disco Transa, de Caetano Veloso. Em seguida, no LP Jards Macalé, que reaparece agora no box da Discobertas.

Voz, violão, baixo e bateria. Macalé, Lanny Gordin, Tutty Moreno. Um trio poderoso num disco que tem grande unidade e registra o repertório que projetou o compositor. Um verdadeiro petardo!

jards-macale

Dois anos depois, o segundo disco. Aprender a Nadar é excelente, mas muito diferente do disco anterior. É muito bom na falta de unidade, na diversidade do seu repertório.

Confirma o grande talento que Macalé teve dificuldade de amplificar. Seja por questões da indústria fonográfica, seja por traços da sua personalidade, o fato é que o músico ficou à margem. Merecia maior visibilidade.

aprender-a-nadar

Dois discos de raridades (gravações domésticas + faixas ao vivo) completam o box da Discobertas.

Muito bom reouvir o melhor de Macalé!