Quatro disputam chefia do MPPB, mas Hortêncio e Bergson são apontados como favoritos

Instituição irá apresentar lista com os nomes dos três mais votados ao governador João Azevêdo

Quatro disputam chefia do MPPB, mas Hortêncio e Bergson são apontados como favoritos
Foto: Ascom

Quatro promotores irão para a disputa pelo comando do Ministério Público da Paraíba (MPPB). O período de inscrições terminou ontem, mas a eleição só acontecerá dia 29 de julho. Estão inscritos os promotores João Geraldo Carneiro Barbosa, Antonio Hortêncio Rocha Neto, Amadeus Lopes Ferreira e Francisco Bergson Gomes Formiga Barros.

A escolha dos nomes que formarão a lista tríplice ainda está distante, mas o blog apurou, junto a membros do MP, que dois dos quatro nomes aparecem, nesse momento, como favoritos: Antônio Hortêncio e Francisco Bergson.

Os dois são alinhados com o grupo do atual Procurador Geral de Justiça (PGJ), Francisco Seráphico – ele deixará a chefia da instituição após dois mandatos.
Hortêncio é o atual secretário-geral do MP e está na função desde 2017. Já Bergson é vice-diretor-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (MP-Procon) e coordenador da Assessoria Técnica da PGJ.
Mas é bom lembrar que qualquer um dos três nomes, indicados na lista tríplice, poderá ser nomeado pelo governador João Azevêdo (Cidadania).
Nos últimos anos na Paraíba os governadores têm respeitado a ordem de classificação da lista. O próprio João Azevêdo nomeou, em 2019, Seráphico para o segundo mandato.

Ou seja: quem tiver mais votos e apoio entre os colegas tem grande probabilidade de chefiar a instituição pelos próximos dois anos.

Por enquanto, conforme confidenciaram alguns promotores ao blog, Hortêncio e Bergson são favoritos. O resultado da votação, porém, só será conhecido no dia 29 de julho. É esperar para ver…