Aplicativo conecta consumidores e produtores da agricultura familiar na Paraíba

Iniciativa funciona como uma barraca de feira on-line, onde o agricultor pode vender seus produtos livres de agrotóxicos.

Aplicativo conecta consumidores e produtores da agricultura familiar na Paraíba. Foto: Luana Silva
agricultura familiar
Aplicativo conecta consumidores e produtores da agricultura familiar na Paraíba.
Foto: Luana Silva

Um aplicativo desenvolvido na Paraíba conecta consumidores a produtores locais da agricultura familiar. A iniciativa funciona como uma barraca de feira ou lojinha do produtor local dentro do celular, tablet ou computador. Os produtos oferecidos são livres de agrotóxicos. 

A iniciativa chamada ‘Coozco’ surgiu em resposta a um incômodo duplo de seus fundadores. “De um lado sentíamos dificuldades em encontrar comida de verdade, sem agrotóxico. Do outro, percebíamos o difícil acesso às tecnologias para o pequeno comerciante e produtor  rural local”, explicou Talita Stael, sócia-fundadora. 

O aplicativo foi lançado em março de 2021 para Android e IOS, mas começou a ser desenvolvido em março de 2020, logo no começo da pandemia. No momento, está disponível para  João Pessoa, Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita. O lançamento da plataforma para Campina Grande está sendo preparado. 

Delivery de produtos da agricultura familiar

O consumidor pode fazer o pedido por meio do aplicativo, disponível para Android e IOS, ou pelo site. Com a aprovação do pagamento, via Pix ou cartão de crédito, os pedidos são transferidos para os produtores e lojistas. Os produtos, então, são levados até a sede do app e de lá são embalados e entregues aos clientes. 

O nome ‘Coozco’ vem das palavras comida, coletivo, colaboração, cozinha, cultura e conexão. A pronúncia é idêntica à da cidade de Cusco, antiga capital do império Inca, civilização que tinha grande conhecimento sobre agricultura.

“Nossa maior motivação é mostrar para os nossos clientes que a comida de verdade pode ser acessível, prática e com preço justo”, afirma Talita. 

 

Veja também  Vacinação contra a Covid-19 em Campina Grande continua atendendo adolescentes, neste sábado (23)