Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção; geógrafo explica quais os riscos para o litoral da PB

Professor Saulo Vital explica que para o vulcão causar um tsunami capaz atingir a Paraíba, seria preciso uma atividade sísmica muito alta.

Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção. Foto: Borja Suarez/Reuters
vulcão cumbre vieja
Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção.
Foto: Borja Suarez/Reuters

O vulcão Cumbre Vieja localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, próximo à costa do continente africano, entrou em erupção neste domingo (19). As autoridades locais já haviam emitido estado de alerta nesta última semana.

Por causa da localização do vulcão no oceano Atlântico, surgiram nas redes sociais questionamentos sobre a possibilidade da erupção gerar um tsunami capaz de atingir o litoral da Paraíba.

O professor Saulo Vital, professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), explicou que mesmo com o vulcão em erupção, a possibilidade de um tsunami que atingiria as américas é remota. Para isso, seria preciso uma atividade sísmica muito alta.

“A atividade sísmica do vulcão é 4,2, considerada moderada na escala Richter. Para ocorrer um tsunami aqui na costa teria que ser uma super erupção, com um sismo de mais de 9 pontos. No momento não há nenhuma alerta de atenção para as américas”, explicou o professor que também é coordenador do Núcleo de Estudos e Ações em Urgências e Desastres (NEUD).

O vulcão entrou em erupção às 11h15, horário de Brasília,e 15h15 no horário local, neste domingo (19). O governo local evacuou casas, fechou estradas e pediu para as pessoas não se aproximarem da área do Cumbre Vieja.