Nos 30 anos de ‘Nevermind’, relembre artistas brasileiros que gravaram versões do Nirvana

Segundo disco do Nirvana é um marco na história da música, e completa três décadas nesta sexta (24).

Há 30 anos a música mundial via o lançamento de um álbum que se tornaria um marco.”Nevermind’, segundo disco do Nirvana, foi lançado em 24 de setembro de 1991, mudou a história do rock , abrindo as portas da indústria, do mainstream, para o rock alternativo, underground. O disco colocou o grunge nas emissoras de rádio e transformou o Nirvana em ícone, em uma das bandas mais importantes do gênero.

Aberto com ‘Smells Like Teen Spirit’, clássico máximo da banda, ‘Nevermind’ tem 13 faixas, E é claro que um disco de tamanha importância gerou, ao longo dos anos, várias releituras, de artistas dos mais diferentes estilos.

O JORNAL DA PARAÍBA aproveita a data para relembrar brasileiros que regravaram músicas do ‘Nevermind’. Confira abaixo.

Cássia Eller

A saudosa Cássia Eller lançou no ano 2000 um disco feito apenas de covers. ‘Cássia Rock Eller’ compilou músicas que já faziam parte do repertório e outras inéditas na voz da cantora. Assim como ‘Nevermind’, o disco é aberto por ‘Smells Like Teen Spirit’.

Caetano Veloso

Em 2004, Caetano Veloso gravou o disco ‘A Foreign Sound’. O álbum tem apenas versões de músicas norte-americanas. O disco tem Bob Dylan, Paul Anka, Cole Porter… e Kurt Cobain. O cantor gravou ‘Come as you are’, terceira faixa do ‘Nevermind’.

Legião Urbana

A banda Legião Urbana inseriu ‘Lithium’ em um medley que está no disco ao vivo ‘Como é que se diz eu te amo’, lançado em 2001, cinco ano após a morte de Renato Russo. O disco é um registro de shows feitos em 1994.

Sambô

Em 2012, a banda Sambô, que faz um mistura de samba e pagode com rock, lançou o disco ‘Estação Sambô’. Entre as faixas aparece uma versão de ‘Smells Like Teen Spirit’, fechando o disco. Os fãs de Nirvana não gostam muito dessa releitura.

Macaco Bong

A banda de rock Macaco Bong foi um pouco além e não fez apenas uma versão de Nirvana, fez o remake do ‘Nevermind’ inteiro. Em 2017, o grupo lançou o disco ‘Deixa Quieto’. A banda recria a obra-prima do Nirvana a partir de algumas mudanças nos arranjos, colocando algumas influências de gêneros locais. As músicas também ganharam novos nomes. ‘Smells Like Teen Spirit’, por exemplo, virou ‘Smiles Nike Tim Sprite’.