Paraíba envia 21 bombeiros militares para ajudar no resgate de vítimas das chuvas na Bahia

Foram enviados também equipamentos e materiais para auxiliar nos trabalhos de retirada de pessoas de áreas de risco em municípios baianos.

O Governo da Paraíba enviou 21 bombeiros militares, no sábado (25), para auxiliar nas operações de apoio aos municípios afetados pelas fortes chuvas no Sul da Bahia, para colaborar com a força-tarefa, que, também, conta com o apoio de outros estados do Brasil. Segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), mais de 430 mil pessoas foram afetadas pela forte chuva no Estado.

De acordo com o major Thiago Antônio, do Corpo de Bombeiros da Paraíba, além dos agentes, foram levados, também, equipamentos e materiais para auxiliar nos trabalhos de retirada de pessoas de áreas de risco, equipamentos de desobstrução de vias e de recuperação de serviços essenciais.

“Foram enviados agentes especializados, com conhecimento de busca e salvamento”, disse.

O processo de salvamento funciona com etapas, primeiro foi feito o planejamento das ações para poder distribuir os militares por regiões, levando em consideração que são agentes de todo Brasil e não somente da Paraíba. Os bombeiros paraibanos estão alojados em uma base em Ilhéus, na Bahia.

O major explicou que ainda não existe uma data de retorno deles à Paraíba. A missão só acaba quando não houver mais pessoas precisando deles.

Paraíba envia 21 bombeiros militares para ajudar no resgate de vítimas das chuvas na Bahia
Alguns dos materiais utilizados para auxiliar no salvamento das pessoas na Bahia /Divulgação/Corpo de Bombeiros da Paraíba

Chuvas na Bahia

Mais de 430 mil pessoas foram afetadas pela forte chuva que atinge a Bahia, segundo informações da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), divulgadas no início deste domingo (26). São 16.001 desabrigados pelas chuvas, 19.580 desalojados, dois desaparecidos e 18 mortos.

O órgão também informou que o número de feridos (286) não foi alterado, em relação ao boletim anterior, por falta de informações atualizadas. A população total afetada é estimada em 430.869 pessoas.

A Bahia tem, neste momento, 72 municípios em situação de emergência reconhecida. Até sábado (25), 25 cidades faziam parte da lista, mas neste domingo, o governador Rui Costa reconheceu outras 47 nesta condição. Do total, 58 delas estão também em situação de crise por causa das enchentes.