Filme gravado em João Pessoa conta história de amor que começou na cidade

Gravações do curta-metragem acontecem nesta quinta-feira (6) e também na sexta-feira (7).

Filme ‘Saulo & Gabriel’. Foto: Thaísa Mota/Divulgação.

‘Saulo & Gabriel’, filme gravado em João Pessoa, apresenta uma história de amor entre dois homens. As gravações na capital paraibana acontecem nesta quinta-feira (6) e também na sexta-feira (7). O roteiro e a direção são de Lucas Ronconi, carioca residente em São Paulo. O par romântico é interpretado pelos atores Luiz Carlos Vasconcelos e Paulo Vieira.

Na história, os personagens Saulo e Gabriel se conhecem em João Pessoa e “vivem os dilemas de entregarem o coração um para o outro ou sucumbirem aos obstáculos dessa relação”, diz Maviael Ribeiro, produtor do filme.

Jamais iríamos deixar uma história de amor como esta passar. O que me impulsionou ainda mais a querer produzir, acolher e realizar esta história na Paraíba, além do enredo se passar em João Pessoa, é o amor que a própria história carrega”, disse Maviael Ribeiro, produtor cultural.

Elenco do filme gravado em João Pessoa

O elenco do filme conta com Luiz Carlos Vasconcelos, ator paraibano reconhecido nacionalmente e também internacionalmente, que também esteve presente no recentemente lançado ‘Marighella’, de Wagner Moura. Paulo Vieira, que além de ator é escritor e professor de teatro da Universidade Federal da Paraíba, também está no elenco como protagonista. Paulo faz parte do Galharufas de Teatro, um grupo de teatro paraibano.

O filme conta ainda com Pedro Galvan, ator estreante de Mato Grosso do Sul que escolheu a Paraíba para morar e estudar cinema; Lucas Ronconi, ator de teatro e cinema; Ruth Prazim, atriz de João Pessoa e o Victor Bernadeli, ator de Campina Grande.

Produção e equipe técnica

Na produção e equipe técnica estão os estudantes de cinema: Lucas Silva (Cinema – UFPB), Mariana Abril (Cinema – UFPB), Pedro Galvan (Cinema UFPB), Maviael Ribeiro (Produtor, Cinema UFPB) e Andryelle Serrano Araújo (formada em Cinema pela UFPB), que está nos ajudando na direção de Fotografia, além dos fotógrafos e diretores Marcelo Quixaba e Lúcio César que também estão na produção da obra.

O curta-metragem se trata de produção colaborativa independente e interestadual e não conta com nenhum financiamento público, “decidimos enquanto equipe nos reinventar e resistir externando na sétima arte aquilo que acreditamos e produzindo cinema na guerrilha mesmo na era do digital com nossos próprios dispositivos tecnológicos”, diz Maviael.

“Abrimos literalmente a primeira semana do ano de 2022 falando sobre amor no curta-metragem de guerrilha, filmando uma história de amor.” – Maviael Ribeiro, produtor cultural.

Quanto à contracenação de Luiz Carlos Vasconcelos e Paulo Vieira, o produtor destaca que se trata de um desafio encararem a incitação de contracenarem juntos, pois são dois conterrâneos paraibanos e, além disso, dois grandes atores. “Estamos em casa!”, concluiu Maviael Ribeiro.

Sobre o diretor

Lucas Ronconi é formado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É produtor e diretor do espetáculo “Retalhos – uma colcha de narrativas”, apresentado nas cidades de São Paulo e Guarulhos. Já produziu e dirigiu o curta-metragem “Afeto em rede”, vencedor na categoria júri popular da primeira mostra Curta In Rio.