COTIDIANO
Veja o que abre e o que fecha no período de Carnaval em Campina Grande
Alguns estabelecimentos comerciais e repartições públicas não vão abrir no feriado, ou vão funcionar com horários especiais.
Publicado em 25/02/2022 às 6:00
0O ponto facultativo durante o período do Carnaval 2022 está mantido em Campina Grande de acordo com decreto publicado na última sexta-feira (17). O período vai de 28 de fevereiro a 2 de março. Por causa disso, alguns estabelecimentos comerciais e repartições públicas não vão abrir no feriado, ou vão funcionar com horários especiais.
>> Saiba como ficam os eventos religiosos do ‘Carnaval da Paz’, em Campina Grande >> Campina Grande tem ponto facultativo no carnaval e encontros religiosos com 80% de público
O decreto municipal vai de encontro ao decreto estadual com medidas de combate à pandemia da Covid-19, publicado em 16 de fevereiro. O documento suspendeu o ponto facultativo no período de Carnaval.
O que abre o que fecha em Campina Grande no Carnaval
Repartições Públicas
De acordo com o decreto publicado na última sexta-feira (17), fica decretado ponto facultativo, nas repartições públicas municipais, nos dias 28 de fevereiro (segunda-feira), 1º de março (terça-feira) e 2 de março (quarta-feira). No dia 2 de março, o expediente retornará a partir das 13h.
Feira Central
A organização da Feira Central informou que o local fica aberto somente até o sábado (26). No domingo (27), segunda (28), terça (1º) e quarta (2) a feira permanece fechada, e deve retornar ao funcionamento na quinta-feira (3).
Comércio
De acordo com o Sindicato dos Comerciários, as lojas do comércio de Campina Grande devem abrir durante o carnaval, sem necessidade de pagamento de abono ou folga aos funcionários.
Ônibus
A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) informou que haverá uma redução de 30% dos ônibus para atendimento aos participantes dos eventos do Carnaval da Paz.
Durante o dia, o sistema de transporte coletivo vai funcionar normalmente, mas à noite, nove linhas vão operar até às 22h30, saindo da integração, para atender os passageiros que vêm da Consciência Cristã, no Parque do Povo.
Bancos
O Sindicato dos Bancários de Campina Grande informou que deve seguir a recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran), e manter as agências fechadas na segunda (28) e terça-feira (1º). Os bancos devem retomar o funcionamento na quarta-feira (2), a partir do meio dia.
Shoppings
- Partage Shopping: permanece aberto durante todo o feriado, com horário especial. Praças de alimentação funcionam das 11h às 22h. As lojas e quiosques funcionam das 10h às 22h. Supermercado funcionam das 9h às 22h;
- Cirne Center: fecha na segunda (28) e terça-feira (1º) e abre na quarta (2) a partir das 9h;
- Edson Diniz: funciona no sábado (26) das 8h às 14h; fecha no domingo (27), segunda (28) e terça-feira (1º); e reabre na quarta (2) a partir das 8h.
Os eventos religiosos, em Campina Grande, estão acontecendo de maneira híbrida, com programações presenciais e virtuais, respeitando os protocolos sanitários da Covid-19.
- Consciência Cristã, dos evangélicos, tem programações a partir desta quinta-feira (24), a maioria delas concentrada no Parque do Povo, no Centro de Campina Grande. Com o tema "Fundamentos", o evento chega a sua 24ª edição, e segue até o dia 1º de março.
- Crescer, evento dos católicos comemora sua 25ª edição, e acontece a partir desta quinta-feira (24) com programações no Teatro Facisa e em outros dois locais. Os inscritos devem apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 no local do evento, para poder receber a pulseira que dá acesso às atividades.
- Nova Consciência também acontece a partir desta quinta-feira (24), com atividades transmitidas no YouTube. O evento acontece a partir das 20h.
- Miep, encontro dos espíritas, vai acontecer apenas na modaleidade remota, para inscritos. O evento acontece de 26 de fevereiro a 1º de março.
Blocos de Carnaval
A associação carnavalesca Campina Folia cancelou todos os eventos que seriam realizados de forma presencial, como bailes e shows programados para esse período do pré-carnaval, em Campina Grande. A associação informou que segue as adaptações e recomendações dos órgãos de saúde e por isso, chegou à conclusão da inviabilidade de realização dos projetos.
Eventos
- Está liberada a realização dos tradicionais encontros religiosos, que acontecem em Campina Grande no período de Carnaval, com até 80% do público máximo;
- É permitida a realização de eventos sociais e corporativos, com ocupação de até 50%;
- Podem acontecer shows com a capacidade máxima de 5 mil pessoas nos locais. Os frequentadores precisam apresentar o cartão de vacinação com a comprovação do esquema vacinal completo e apresentação de teste de antígeno negativo para Covid-19, realizado em até 72 horas antes do evento.
Comentários