SabaTEENa Politizades incita debate entre estudantes e candidatos ao governo

Evento teve transmissão ao vivo pelo Jornal da Paraíba. Na SabaTEENa, jovens de escolas da Paraíba puderam questionar candidatos sobre propostas para o estado.

A Rede Paraíba promoveu nesta quinta-feira (11) uma sabatina entre estudantes e os principais candidatos ao Governo da Paraíba. A “SabaTEENa Politizades” teve transmissão ao vivo pelo Jornal da Paraíba e contou com a participação de quatro candidatos e uma plateia de 600 jovens de escolas da Grande João Pessoa.

A sabatina foi mediada pelos jornalistas Laerte Cerqueira e Iasmin Soares. Os candidatos convidados a participar do evento foram aqueles com representação no Congresso Nacional: Adjany Simplicio (Psol), João Azevêdo (PSB), Nilvan Ferreira (PL), Pedro Cunha Lima (PSDB) e Veneziano Vital (MDB). O candidato Nilvan Ferreira, no entanto, não compareceu. A equipe dele participou de todas as reuniões e havia confirmado presença, mas nesta quarta-feira (10) entrou em contato com a Rede Paraíba de Comunicação para informar que não iria comparecer, porque tinha uma agenda a cumprir em Brasília.

O evento teve início às 14h, com transmissão das 15h às 17h, no Intermares Hall, em Cabedelo. A ordem em que os candidatos se apresentaram no palco foi definida por meio de sorteio.

A sabatina deu início com uma pergunta sobre mercado de trabalho, que foi respondida por todos os candidatos. Em seguida, cada um dos presentes também respondeu perguntas sobre tecnologia, políticas públicas, meio ambiente, esporte, educação, saúde e cultura e lazer, nessa ordem.

Cada candidato teve dois minutos para responder cada uma das perguntas. Ao fim das duas rodadas, cada um dos quatro candidatos fez as considerações finais (abaixo, em ordem alfabética).

Adjany Simplicio (Psol): “Mais uma vez obrigada, muito obrigada por esse espaço. E se tem que deixar algum recado, o recado é: não abandonem a utopia. A utopia é que está na mira dos nossos olhos, no caminho dos nossos pés, na ação do dia a dia. É o que alimenta a esperança de poder retomar a democracia e o que alimenta nosso sonho no futuro. Não abandonem a utopia. A utopia vai te levar a algum lugar. Se nessa utopia você estiver construindo coletivamente, sonhando algo melhor, não só para você, segue em frente.”

João Azevêdo (PSB):Primeiro agradecer o espaço, em que a gente pôde conversar um pouco e talvez vocês, jovens, talvez alguns que vão votar pela primeira vez, tenham tido a oportunidade de saber e sair daqui com a compreensão da diferença entre conversar, prometer e fazer. Entre realidade e utopia. Pintar um mundo colorido, quando na verdade não terá condição de fazer. Essa é a mensagem que precisa ficar para que vocês saiam daqui conscientes para fazer uma escolha. Mostramos que em dois anos e meio, com pandemia no meio, é melhor que em 2019, quando eu recebi.”

Pedro Cunha Lima (PSDB):Tem uma frase que diz que “nada é mais forte que uma ideia cujo tempo chegou”. Eu vejo que chegou o tempo e a sociedade quer reagir, as pessoas não aguentam mais esse funcionamento do poder público que não entrega. Confio demais, acredito na força, na juventude, que vai haver uma participação ativa de pvcs. saio daqui energizado. Temos hoje rede social, WhatsApp, vai lá, critica, dá sugestão, faz com que a sua voz possa ter peso. Mobilize as pessoas, só assim a gente vai conseguir ter transformação de um modelo. Transformar um modelo como um todo.”

Veneziano Vital (MDB):Eu comecei a política dessa forma, aos dez, doze anos, quando nós discutíamos representação de sala de aula, depois grêmio estudantil, centros acadêmicos. E foi assim que chegamos na vida pública, vereador, prefeito de Campina Grande, deputado federal, senador e agora me apresento para que vocês analisem essa experiência vivida, colocando concretamente que quando nós tivemos a oportunidade de fazer, nós realizamos. Conto com vocês.”

Sabateena Politizades
Sabateena Politizades

O que é a SabaTEENa Politizades?

A sabatina é um evento que faz parte do projeto de cobertura política da Rede Paraíba de Comunicação. Com foco nos jovens, o quadro “Politizades” vai ao ar nas redes sociais e nas TVs Cabo Branco e Paraíba desde maio. A ideia do projeto é tratar temas ligados à política com formato acessível aos jovens.

A SabaTEENa aconteceu em dois blocos. Em cada bloco, oito estudantes fizeram perguntas, que deveriam ser respondidas por todos os candidatos.

Os temas envolvem mercado de trabalho, tecnologia, meio ambiente, políticas públicas, esporte, educação, saúde e cultura e lazer.