A dois dias do PSS, a dica é revisar e relaxar

Boa alimentação e descanso são as principais recomendações dos especialistas para quam vai fazer as provas do PSS 2013.

Faltando apenas dois dias para a realização das provas da primeira fase do Processo Seletivo Seriado 2013 (PSS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), não há mais tempo para estudar, apenas para revisar alguns assuntos e descansar. Para especialistas, programas de diversão, sem excessos, são indicados para relaxar a mente.

Para o psicólogo Jorge Gomes, dormir e se alimentar bem, são as principais recomendações, mas a diversão e o lazer são indicados para distrair a mente. “Um passeio na praia, assistir filmes, conversar com amigos e praticar esportes leves são bons momentos para descontrair. Vale destacar que os exageros devem ser evitados, para não prejudicar o resultado da prova”, disse.

Jorge Gomes lembrou que o bem-estar físico e mental favorece resultados positivos e indicou, para os mais agitados, momentos de reflexão, ouvir músicas tranquilizantes em baixo volume e contato com a natureza. “Agora é maneirar os estudos e se distrair um pouco”, afirmou.

Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Médio e Pré-vestibular, Rita Cardoso, a mudança no calendário de provas mexeu com o psicológico dos estudantes, causando um desgaste orgânico. “Esse é um momento muito mais de controle da ansiedade, pois, com o adiamento do vestibular, os candidatos tiveram que fazer um reajuste intelectual e psicológico, além de se organizar organicamente”, avaliou.

Rita Cardoso ressaltou que também houve uma quebra de raciocínio na preparação para as provas, por conta da alteração de datas, pois os alunos do terceiro ano do ensino médio estiveram focados na produção da redação, devido ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado recentemente. “Eles tiveram uma quebra no espaço de uma prova para outra, onde nessa fase não será cobrada redação dos candidatos, apenas os conteúdos programáticos das respectivas séries. Então, quem não estudou, não adianta se afogar nos livros agora, pois como o conteúdo é extenso e não há possibilidade de assimilá-lo de uma vez, no entanto a revisão é fundamental”, apontou.

A coordenadora completou que o importante agora é focar na revisão do PSS 1 e 2, deixando para revisar os assuntos do PSS 3 da primeira fase.

Ao concluir, Rita Cardoso acrescentou que os candidatos mais ansiosos que farão as provas do PSS evitem conferir o gabarito do primeiro dia de prova, para que o sentimento da ansiedade não aumente, de forma que possa prejudicar no desempenho do mesmo.

“Para quem conseguir, melhor mesmo é conferir as questões no final do processo”, finalizou.