Várias cidades da PB homenageiam Nossa Senhora Aparecida

Cerimônias acontecem em João Pessoa, Lucena e Campina Grande.

O dia de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, será comemorado nesta quarta-feira (12). Em João Pessoa, Campina Grande e Lucena haverá uma programação especial.

Em João Pessoa, no bairro do Valentina, a programação em honra da santa será na Igreja Nossa Senhora de Aparecida. Em Lucena, no litoral norte, acontece a 27º Romaria da Guia, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus Menino. E em Campina Grande, a catedral vai festejar com o Jubileu Mariano Diocesano.
 
João Pessoa
 
Durante a quarta-feira (12), pela manhã e tarde algumas paróquias se dedicam à Nossa Senhora de Aparecida. No bairro do Valentina, a programação começa às 6h30, na igreja Nossa Senhora de Aparecida, com o Ofício da Imaculada, um momento de oração. Às 7h, acontece uma missa solene, celebrada pelo padre Luiz Portela, convidado do estado do Maranhão. Às 9h o momento é de festa para as crianças.
 
A procissão solene de Nossa Senhora de Aparecida começa às 16h30 e percorre as ruas do Valentina. Às 18h acontece a santa missa, celebrada pelo administrador apostólico Dom Genival. Em seguida, tem a parte festiva, às 21h.
 
A paróquia Nossa Senhora de Aparecida está com uma das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Aparecida, que a arquidiocese recebeu no início do ano. A imagem fica no Valentina até o final da missa e em seguida será entregue em outros locais.
 
Lucena realiza a tradicional Romaria da Guia
 
Várias cidades da PB homenageiam Nossa Senhora Aparecida
 
Em Lucena, no Litoral Norte, a Arquidiocese da Paraíba informou que o evento principal desta quarta-feira (12) não será uma homenagem a Nossa Senhora de Aparecida, mas sim à Nossa Senhora da Guia
 
Em 2016 completa-se 27 anos que acontece a romaria em Lucena. A programação começa às 3h30, no dia 12 de outubro, na igreja de Lucena, onde acontece uma alvorada festiva, para receber os caminhantes. Às 4h tem início a caminhada do Centro de Lucena até o Santuário da Guia, que fica na Zona Rural de Lucena. A caminhada deve durar três horas e meia, quando acontece a subida ao Santuário com a presença de Dom Genival, celebrando uma missa campal após a romaria, às 8h.
 
Campina Grande
 
Várias cidades da PB homenageiam Nossa Senhora Aparecida
 
Após visitar 22 paroquias, tendo percorrido o Brejo, Curimataú, Cariri e Sertão da Paraíba a imagem peregrina de Aparecida chega à catedral de Campina Grande, dando início as festividades de Nossa Senhora de Aparecida na cidade.
 
A imagem está em Campina Grande desde o dia 30 de setembro, quando foi recebida pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário. No dia 6 de outubro ela foi acolhida na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. A programação acontece até o dia de 12 de outubro.
 
Na quarta-feira (12), a programação começa às 8h com a chamada Manhã Mariana e às 12h vai haver a consagração a Nossa Senhora de Aparecida. Às 15h tem a recitação do terço, seguida na celebração eucarística, presidida por Dom Frei Manoel Delson. A carreata será após a santa missa, por volta das 17h30, para levar a imagem peregrina à Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Palmeira.
 
Os eventos fazem parte da programação do Ano da Misericórdia e da preparação para as comemorações dos 300 anos do surgimento da imagem de Aparecida no Rio Paraíba do Sul, que acontecem em outubro de 2017 no Santuário Nacional, em São Paulo.