Culto de Celebração comemora os 500 anos da Reforma Protestante

Sessão solene na Assembleia Legislativa da Paraíba também faz parte da comemoração da data.

Um Culto de Celebração marca os 500 anos da Reforma Protestante, nesta terça-feira (31), em João Pessoa. O evento organizado pelo Sínodo da Paraíba da Igreja Presbiteriana do Brasil reúne participantes de todas as igrejas cristãs herdeiras da Reforma Protestante, às 19h30, no Espaço Gospel, na avenida Senador Ruy Carneiro, em Miramar, João Pessoa.

O reverendo Robinson Grangeiro, presidente do Sínodo da Paraíba, lembra que a Reforma não foi apenas na questão religiosa, mas também atuando em diversas áreas da sociedade."A Reforma Protestante abençoou o mundo em campos tão diversos como a economia, a política, a educação e a cultura, assim como resgatou pelos seus distintivos teológicos (Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria) a herança da doutrina e culto. Por isso, é tão importante comemorar esse evento histórico tão importante", afirma.

De acordo com o Sínodo, a Reforma Protestante marca o êxito de uma série de movimentos reformistas que tentaram provocar mudanças internas na Igreja Católica Romana. Em 1517, o monge Martinho Lutero reúne as suas conclusões acerca de doutrinas bíblicas e afixa na porta da Catedral de Wittenberg, na Alemanha. Esse gesto, atraiu seguidores e logo provocou a excomunhão de Lutero. Com a ajuda da recém inventada imprensa, em poucos anos, a Reforma se espalharia por toda Europa.

Outras comemorações

Além dos cultos de celebração, os 500 anos da Reforma Protestante foi lembrado com uma sessão solene na Câmara de Vereadores de João Pessoa, realizada na última segunda-feira (23) e também em uma sessão solene que acontece na Assembleia Legislativa da Paraíba, nesta terça-feira (31), às 15h.

Em Campina Grande a data foi marcada com um culto promovida pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e do Exterior (Omebe) e o Conselho Estadual da Paraíba e pela Visão Nacional Para a Consciência Cristã (VINACC), no útlimo sábado (28), na Igreja Congregacional 13 de Maio, no Centro de Campina Grande.

Sínodo

O Sínodo da Paraíba é o concílio estadual da Igreja Presbiteriana do Brasil. O SPB reúne seis presbitérios (concílios menores que reúnem as igrejas) espalhados por todo estado. O atual presidente é o reverendo Robinson Grangeiro, pastor efetivo da Igreja Presbiteriana de Tambaú.

A Igreja Presbiteriana do Brasil é uma das denominações de evangélicas de herança reformada calvinista. Está no Brasil desde 1859, quando o missionário estadunidense Ashbel Green Simonton chegou ao Rio de Janeiro. Hoje, é a oitava maior denominação protestante no Brasil com mais de 650 mil membros.