Operação recolhe 20 Kg de explosivos na PB e em outros três estados

Apreensão aconteceu em estabelecimentos que fabricam bombas.

Operação recolhe 20 Kg de explosivos na PB e em outros três estadosUma operação do Exército apreendeu mais de 20 quilos de explosivos em estabelecimentos que fabricam bombas nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte. No total, 64 locais foram vistoriados. O balanço foi divulgado pelo Comando da 7ª Região Militar nesta sexta-feira (27).

Durante a ação também foram apreendidos mais de cinco mil acessórios irregulares para explosivos e 777 metros de cordel detonante. Das empresas vistoriadas, 19 foram autuadas por irregularidades. Uma interdição foi realizada no Rio Grande do Norte.

De acordo com a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados da 7ª Região Militar, foram vistoriados estabelecimentos legais, que fabricam ou manipulam explosivos. As empresas fiscalizadas têm autorização para realizar as atividades, mas nem sempre funcionam de acordo com o previsto.

O Exército ressaltou que entre as autuações mais comuns aparece os explosivos excedentes de planos de detonação. É quando uma empresa informa que utilizará uma quantidade de explosivos numa detonação e, no plano de fogo, detona uma quantidade menor. O excedente deveria ser destruído, mas algumas empresas acabam mantendo o material irregularmente.