Quase 11% da população da Paraíba é atendida por planos de saúde privados, diz ANS

Do total dos beneficiários, a grande maioria optou por planos coletivos.

Foto: Arquivo
Quase 11% da população da Paraíba é atendida por planos de saúde privados, diz ANS
Arquivo

Quase 11% da população da Paraíba era coberta por planos de saúde privados e ativos no mês de maio. De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgados nesta quinta-feira (5), a Paraíba foi um dos 17 estados em que foi registrado crescimento do número de planos de saúde. No estado, o número de beneficiários chegou a 417.990. O total também representa uma variação positiva de o,04% em relação ao mês de abril, quando havia no estado um total de 417.803 planos ativos.

Do total dos beneficiários da Paraíba, a grande maioria são dos que optaram por planos coletivos, no total de 290.955 ativos em maio. Destes, 220.964 são coletivos empresariais, 69.899 coletivos por adesão e 92 coletivos não identificados. No caso dos planos individuais e familiares, estes representam 126.668 e ainda 367 planos não identificados.

O resultado do setor na Paraíba, segundo a ANS, acompanhou a tendência de equilíbrio que vem sendo observada em 2018, com discreto crescimento no comparativo dos últimos 12 meses encerrados em maio. O aumento foi puxado pelos contratos coletivos empresariais.

Em todo o país, o setor registrou 47.273.793 milhões de beneficiários, cerca de 66 mil a mais em relação a maio do ano passado. Já nos planos exclusivamente odontológicos, foram contabilizados 23,1 milhões de beneficiários, aumento de cerca de 1,2 milhão em relação ao mesmo mês do ano passado. É importante notar que os números podem sofrer modificações retroativas em função das revisões efetuadas mensalmente pelas operadoras.

A maioria dos estados registrou aumento no número de beneficiários de planos de assistência médica no último ano.

O crescimento foi observado em 17 Unidades Federativas: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Ceará registrou o maior crescimento em números absolutos: 31,9 mil usuários a mais no período, seguido por Santa Catarina (23,8 mil) e Minas Gerais (23,1 mil).