Chuva intensa causa alagamentos em vários pontos de João Pessoa

Aesa alerta para possibilidade de chuvas representativas até a tarde de quinta (14).

Chuva intensa causa alagamentos em vários pontos de João Pessoa
Carros ficaram submersos nas proximidades da Avenida Epitácio Pessoa. Foto: Reprodução

As chuvas intensas registradas em João Pessoa, entre a terça-feira (12) e a quarta-feira (13), provocaram alagamentos em diversos pontos da cidade danos a alguns veículos. Os trens também pararam de circular por falta de condições de segurança. Um alerta divulgado pela Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) aponta para a possibilidade de chuva representativa na faixa litorânea da Paraíba até a tarde de quinta-feira (14).

A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que as chuvas estão causando problemas no trânsito em diversos pontos da cidade. Algumas das principais vias, como a Avenida Epitácio Pessoa e a Avenida Pedro II, ficaram com trechos intransitáveis por conta de água acumulada.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Noé Estrela, as áreas em que mais choveram foram o Centro e o bairro de Tambaú. Ele disse que apesar da quantidade, não houve registros em áreas de risco. “É possível que ocorra uma diminuição na parte da tarde, mas ainda não é o preocupante esse volume de chuva”, disse o coordenador da Defesa Civil.

Chuva intensa causa alagamentos em vários pontos de João Pessoa
Câmeras da Semob mostram alagamento na principal dos Bancários (Foto: Semob)

Imagens recebidas pela Rede Paraíba de Comunicação, através das redes sociais, mostram alagamentos em diversos bairros da capital como Miramar, Torre, Bairros dos Estados, Bancários, Varadouro e Valentina Figueiredo. Em alguns locais, carros ficaram submersos e até um homem foi flagrado usando um caiaque no meio da rua.

Chuva intensa causa alagamentos em vários pontos de João Pessoa
Homem usando caiaque no meio da rua no bairro da Torre. Foto: Reprodução

No bairro dos Estados, um carro foi engolido por uma cratera. O automóvel estava estacionado no cruzamento da Avenida Rio Grande do Sul com a Avenida Maranhão.

Chuva intensa causa alagamentos em vários pontos de João Pessoa

Semáforos em pane

As fortes chuvas deixaram alguns semáforos de João Pessoa apagados ou intermitentes. Equipes de manutenção semafórica da Semob estão atuando em três pontos da cidade simultaneamente. Foi identificado que na região do Bairro dos Estados a tensão da rede elétrica está oscilando em 150 volts, o que impede o funcionamento dos semáforos na região. Na região do Centro e do Bessa equipes estão trabalhando para identificar o problema ocorrido e tomar as devidas providencias.

Trens sem circular

Além do problema do trânsito nas ruas, as chuvas também prejudicaram a circulação dos trens. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com a via férrea alagada e tomada por lixo em vários trechos, o tráfego ferroviário foi suspenso durante a manhã.

Equipes da CBTU atuaram na desobstrução da linha e os trens voltaram a funcionar normalmente por volta das 14h.

Chuva intensa causa alagamentos em vários pontos de João Pessoa
Alagamento na frente da sede da CBTU, no Varadouro (Foto: Everaldo Ricardo/CBTU)

Alerta da Aesa

O comunicado da Aesa alertando sobre a possibilidade de chuvas fortes em 48 horas foi divulgado na tarde de terça-feira. A agência afirma que as precipitações acontecem por conta de um vórtice ciclônico, formado em altos níveis da atmosfera, que está favorecendo o aumento da nebulosidade sobre grande parte do estado, especialmente na faixa litorânea. Dependendo da sua intensificação poderá gerar chuvas acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento. A previsão inclui João Pessoa e a Região Metropolitana.

De acordo com o alerta da Aesa, nas demais regiões da Paraíba podem acontecer pancadas isoladas de chuva.