Prazo para pedir isenção do IPVA 2020 na Paraíba termina nesta sexta

Contribuintes devem procurar as repartições fiscais da Fazenda para solicitar o benefício.

Prazo para pedir isenção do IPVA 2020 na Paraíba termina nesta sextaComo dos dias 30 e 31 de dezembro serão pontos facultativos nas repartições públicas estaduais, o prazo para pedidos de isenção do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do exercício de 2020 na Paraíba termina nesta sexta-feira (27). Os contribuintes da Paraíba devem procurar uma das 24 repartições fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) para solicitar o benefício.

Têm direito ao benefício ao benefício, motoristas que se incluam em categorias como taxistas; pessoas com deficiência física, visual, mental ou autista; que possuam veículos cadastrados no Ministério do Turismo na qualidade de transporte turístico; motofretistas e motoboys com veículos com até 150 cilindradas. Todos precisam apresentar documento de identidade e CPF para fazer o protocolo na repartição fiscal.

A entrega dos documentos necessários para obter a isenção como laudos médicos e comprovante de residência só serão exigidos no mês do calendário de pagamento do IPVA.

IPVA da placa 0

Os contribuintes paraibanos com carros ou motos de placa final zero que optaram pelo pagamento total sem desconto ou pelo parcelamento em três vezes do IPVA, precisam efetuar o pagamento do tributo até dia 30 de dezembro para evitar acréscimo de juros e multa.

Os boletos do IPVA deverão ser impressos por meio da internet. A emissão está disponibilizada no portal da Sefaz e no do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba. O boleto poderá também ser impresso, preferencialmente, em uma repartição fiscal ou nas unidades do Detran.

IPVA 2020

Os proprietários de veículos registrados na Paraíba podem conferir o valor do IPVA de 2020 desde o dia 20 de dezembro. A consulta pode ser feita no portal da Sefaz. Para saber o valor, os proprietários precisam saber características do veículo como ano de fabricação e a descrição do modelo para identificar o valor do imposto que será pago, a partir de janeiro de 2020.

O calendário de pagamento do IPVA 2020 também já está disponível ao contribuinte. A redução média do valor do tributo sobre a frota total da Paraíba, com base em uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), será de 3,52% no próximo ano.

As regras para pagamento do imposto permanecem as mesmas para o exercício de 2020, como o desconto de 10% na cota única à vista, parcelamento em até três vezes e o calendário estendido em 10 meses para pagamento, conforme o número da placa final do veículo.