Funcionários do Banco do Brasil fazem manifestação contra fechamento de agências na PB

Agências vão ficar sem funcionar por 24 horas.

Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo
Agências bancárias
Funcionários do BB fazem manifestação contra demissões e fechamento de agências na PB. Foto: Rizemberg Felipe/Arquivo

Nesta sexta-feira (29), funcionários do Banco do Brasil realizam uma mobilização nacional, contra o plano do Governo Federal que prevê o fechamento de diversas agências, além do desligamento de aproximadamente 5 mil funcionários. O Sindicato dos Bancários da Paraíba confirmou que ocorrerão movimentações em várias cidades do estado.

Segundo o presidente do sindicato, Lindonjhonson Almeida, a mobilização acontece, pois o posicionamento da entidade é para que o Banco do Brasil possa oferecer melhores condições, tanto para os trabalhadores, como para os clientes.

“O Banco do Brasil tem uma história de 212 anos de serviços prestados à sociedade brasileira, é uma empresa pública que tem uma função social bem definida. O seu quadro funcional está defasado e não pode abrir mão de 5 mil funcionários. Se as filas já são enormes, imagine quando o banco tiver menos funcionários, menos caixas e menos agências?”, questionou.

No dia 21 de janeiro, os trabalhadores realizaram um protesto que durou toda a manhã. Desta vez, serão 24h sem atividades nas agências bancárias.

A série de protestos foi provocada, após o Banco do Brasil anunciar no início deste mês de janeiro, a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária (PDV), com a previsão de que aproximadamente 5 mil funcionários venham a aderir. Além do pacote de demissões, ainda foi anunciado o fechamento de 361 unidades, sendo 112 agências, sete escritórios e 242 postos de atendimento, todos no primeiro semestre deste ano.