O 'pós-anúncio' de Bruno como candidato de Romero e o xadrez político em Campina

O 'pós-anúncio' de Bruno como candidato de Romero e o xadrez político em Campina
Foto: Ascom

O anúncio feito pelo prefeito Romero Rodrigues (PSD) na última sexta-feira, oficializando o nome do ex-deputado Bruno Cunha Lima (PSD) como o pré-candidato do grupo nas eleições deste ano, deu um pouco mais de clareza sobre o xadrez político que será ‘jogado’ nas eleições municipais este ano – em Campina Grande.
A definição do nome, por si só, provocou reações imediatas dentro e fora do grupo liderado pelo prefeito.
Internamente, o ‘pós-anúncio’ tem sido sem maiores surpresas. O gesto do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), em seguir o grupo, colocou uma pedra nas especulações de que o agrupamento poderia ‘rachar’ com duas candidaturas.
Do lado de fora do ‘ninho’, as demais pré-candidaturas têm agora, no nome governista, uma vidraça definida. As críticas dos oposicionistas à escolha, muito provavelmente, estarão visíveis nos próximos dias.
Bruno terá que ter cabeça fria para responder aos questionamentos e, claro, defender a gestão que lhe escolheu como guardião na última sexta-feira.
Avante anuncia apoio a Ana Cláudia
O 'pós-anúncio' de Bruno como candidato de Romero e o xadrez político em Campina
Foto: Ascom

Do outro lado da mesa, a candidatura da ex-secretária Ana Cláudia Vital do Rêgo (Podemos) foi fortalecida com o apoio do Avante, anunciado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB). O partido no Estado está sob o comando da esposa dele, Eliane Galdino.
O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB), esposo de Ana Cláudia e o seu principal cabo eleitoral, comemorou a demonstração de apoio da legenda. “Fiquei muito feliz com o apoio do Avante”, assinalou ao blog.
 
Inácio sonha com apoio de João Azevêdo e Bolinha permanece com ‘metralhadora’ afinada  
Nada tem embalado mais os sonhos do deputado Inácio Falcão (PC do B), pré-candidato à prefeitura, que a possibilidade de apoio do governador João Azevêdo (Cidadania) ao seu nome, nas eleições deste ano. Pontuando bem em pesquisas recentes, Falcão tem ganhado força dentro e Fórum Pró-Campina – agrupamento formado por partidos de esquerda.
O 'pós-anúncio' de Bruno como candidato de Romero e o xadrez político em Campina
Foto: Pleno Poder

Um apoio público do governador, a essa altura do campeonato, ampliaria as chances da candidatura do PC do B chegar a um eventual segundo turno. Interlocutores do deputado, inclusive, enxergam essa possibilidade cada vez mais próxima.
Já o empresário Artur Bolinha (PSL) tem centrado fogo nas críticas ao atual modelo de gestão municipal. Como uma verdadeira ‘metralhadora’, Bolinha busca convencer o eleitorado campinense de que a cidade tem tido prejuízos com a gangorra política instaurada nos últimos anos.
Ele tem anunciado nomes para o seu eventual secretariado e, obviamente, ‘jogado’ com as armas que dispõe no xadrez eleitoral.