icon search
icon search
home icon Home > política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

POLÍTICA

18% das seções na PB já têm acessibilidade

PB tem pelo menos 1.797 seções eleitorais com acessibilidade para grávidas, idosos e portadores de necessidades especiais.

Publicado em 01/08/2014 às 6:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 17:26

Eleitores idosos, grávidas, deficientes ou com dificuldades de se locomover têm à disposição pelo menos 1.797 seções eleitorais garantidas com acessibilidade para votar nos municípios da Paraíba, nas eleições de 5 de outubro, conforme recomendação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número representa 18% do total de 9.979 seções, que vão funcionar nos 223 municípios da Paraíba, mas pode ser maior. João Pessoa e Campina Grande já garantiram o mínimo de 306 seções acessíveis.

O TSE recomenda que, em cada local de votação, tenha no mínimo uma seção eleitoral sem escadas ou barreiras para receber os votantes. No Estado, são 1.797 locais. “Há locais de votação em prédios públicos novos ou escolas reformadas com bom acesso, inclusive com rampas largas, garantindo acesso a praticamente todas as seções”, explicou a chefe do cartório da 16ª Zona Eleitoral, Josineide Medeiros.

A Zona Campina Grande e Massaranduba. Na Rainha da Borborema, incluindo as quatro zonas, já estão asseguradas 124 seções com acessibilidade. Em Massaranduba, são oito. Em Lagoa Seca, chegam a seis e, Boa Vista, no mínimo duas seções.

Já em João Pessoa são acessíveis totalmente pelo menos 182 seções, distribuídas nas zonas eleitorais. Além disso, haverá na 1ª Zona duas seções específicas para deficientes visuais e físicos, revelou o chefe do cartório, Fernando Henrique de Meneses Filho. “Estes eleitores se inscreveram previamente para as seções especiais. No entanto, há eleitores com dificuldades de locomoção que preferem continuar votando próximo a sua casa. Posso garantir que naquele local de votação também há seção com acessibilidade”, explicou Fernando.

VISTORIA

A chefe da 16ª Zona, Josineide Medeiros, explicou que os servidores da Justiça Eleitoral na Paraíba vistoriam os locais de votação para análise das suas condições de acessibilidade. O objetivo desse trabalho é possibilitar que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam exercer adequadamente o direito ao voto nas eleições de 2014.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp